ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 19º

Direto das Ruas

Decreto proíbe, mas alunos são ‘convocados’ para voltar à academia

Denúncias podem ser feitas para os fiscais da Semadur e orientação é que aluno não volte e exija créditos após pandemia

Por Maressa Mendonça | 31/03/2020 15:33
Academias não estão funcionando desde o dia 21 (Foto: Divulgação/Procon)
Academias não estão funcionando desde o dia 21 (Foto: Divulgação/Procon)


O decreto que proíbe o funcionamento de atividades não essenciais em Campo Grande, como medida de prevenção ao coronavírus ainda está em vigor, mas já tem aluno sendo “convocado” para voltar a treinar em estúdios e academias a partir desta quarta-feira (1º).

Mensagem enviada por leitor ao Campo Grande News mostra um estúdio convocando os alunos matriculados a retomarem as atividades presenciais que estavam suspensas desde o último dia 21.

Outras academias como a Via Olímpica, localizada no Chácara Cachoeira, e a Acesso Fit no bairro Planalto e Smart Fit devem permanecer sem atividades presenciais ao menos até o dia 6 de abril, conforme determina o decreto municipal.

Em nota, a assessoria de imprensa da Semadur ( Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) reforça que as atividades não essenciais só podem retomar o atendimento no dia 5 de abril.

“Quando a fiscalização recebe a denúncia eles se deslocam até o local para verificar. Se o estabelecimento com atividade não essencial estiver aberto, os proprietários serão orientados a fechar as portas imediatamente”, informaram.  Além disso, o alvará de funcionamento será analisado. Se não estiver em dia, o dono será notificado.

Mudanças - Após a publicação do primeiro decreto sobre fechamento do comércio como medida de prevenção ao coronavírus ocorreram algumas mudanças, mas nenhuma delas prevê a abertura de academias.

As permissões são apenas para lanchonetes, restaurantes, hotéis e mais recentemente igrejas, casas lotéricas e construção civil.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 da Guarda Civil Metropolitana ou o 3314-9955.

Procon - A orientação do superintendente do Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Marcelo Salomão é que os alunos e proprietários de academia conversem sobre esse período sem aulas e cheguem a um acordo. “Não pode convocar o aluno em meio à pandemia”, resume. Segundo ele, uma reunião foi realizada com o Conselho Regional de Educação Física para tratar da questão. “O que nós temos em cooperação com o Conselho de Educação Física é que no pós-pandemia seja oferecido 100%  em crédito aos alunos sobre aquilo que eles pagaram e não usufruíram”.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.