ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Direto das Ruas

Decreto proíbe, mas alunos são ‘convocados’ para voltar à academia

Denúncias podem ser feitas para os fiscais da Semadur e orientação é que aluno não volte e exija créditos após pandemia

Maressa Mendonça | 31/03/2020 15:33
Academias não estão funcionando desde o dia 21 (Foto: Divulgação/Procon)
Academias não estão funcionando desde o dia 21 (Foto: Divulgação/Procon)


O decreto que proíbe o funcionamento de atividades não essenciais em Campo Grande, como medida de prevenção ao coronavírus ainda está em vigor, mas já tem aluno sendo “convocado” para voltar a treinar em estúdios e academias a partir desta quarta-feira (1º).

Mensagem enviada por leitor ao Campo Grande News mostra um estúdio convocando os alunos matriculados a retomarem as atividades presenciais que estavam suspensas desde o último dia 21.

Outras academias como a Via Olímpica, localizada no Chácara Cachoeira, e a Acesso Fit no bairro Planalto e Smart Fit devem permanecer sem atividades presenciais ao menos até o dia 6 de abril, conforme determina o decreto municipal.

Em nota, a assessoria de imprensa da Semadur ( Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) reforça que as atividades não essenciais só podem retomar o atendimento no dia 5 de abril.

“Quando a fiscalização recebe a denúncia eles se deslocam até o local para verificar. Se o estabelecimento com atividade não essencial estiver aberto, os proprietários serão orientados a fechar as portas imediatamente”, informaram.  Além disso, o alvará de funcionamento será analisado. Se não estiver em dia, o dono será notificado.

Mudanças - Após a publicação do primeiro decreto sobre fechamento do comércio como medida de prevenção ao coronavírus ocorreram algumas mudanças, mas nenhuma delas prevê a abertura de academias.

As permissões são apenas para lanchonetes, restaurantes, hotéis e mais recentemente igrejas, casas lotéricas e construção civil.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 da Guarda Civil Metropolitana ou o 3314-9955.

Procon - A orientação do superintendente do Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Marcelo Salomão é que os alunos e proprietários de academia conversem sobre esse período sem aulas e cheguem a um acordo. “Não pode convocar o aluno em meio à pandemia”, resume. Segundo ele, uma reunião foi realizada com o Conselho Regional de Educação Física para tratar da questão. “O que nós temos em cooperação com o Conselho de Educação Física é que no pós-pandemia seja oferecido 100%  em crédito aos alunos sobre aquilo que eles pagaram e não usufruíram”.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias