ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Com visita de uma hora, público pode conhecer abrigo de abelhas

Com guia, visita ao meliponário será no Parque das Nações Indígenas

Renata Volpe | 28/01/2023 09:33
Visita será guiada e terá uma hora de duração. (Foto: ládima Christofari, Agraer)
Visita será guiada e terá uma hora de duração. (Foto: ládima Christofari, Agraer)

A população de Campo Grande, sem restrição de idade, pode conhecer, em uma visita guiada, o meliponário, o abrigo de abelhas sem ferrão, localizado no Parque das Nações Indígenas. Marcado para a próxima terça-feira (31), a visita começa a partir das 10h.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre as abelhas nativas sem ferrão, recebendo informações de como elas se organizam, do que se alimentam, além dos benefícios econômicos e ambientais que esses enxames trazem.

Esta iniciativa é feita pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em conjunto com a Associação Leste Pantaneira de Apicultores (Alespana). Caso haja grande procura, haverá uma lista de espera para novos grupos.

Dois meliponários - O projeto contemplou dois meliponários, um no Parque das Nações Indígenas e outro no campus da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana. A concretização foi possível graças à parceria entre a Alespana e Agraer.

A primeira apresentou projeto junto ao Governo Federal para obtenção dos recursos pelo Funles (Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados). Já a Agraer realiza o acompanhamento técnico na execução do projeto.

No Parque das Nações, há 36 caixas de abelhas nativas sem ferrão das espécies Tetragonisca fiebrigi (Jataí), Tetragona clavipes (Borá), Scaptotrigona sp.(Mandaguari), Leurotrigona muelleri (lambe-olhos), Plebeia remota (Mirim-guaçu), Plebeia lucii (Mirim Luci), Melipona orbignyi (Manduri do Mato Grosso ou Mandaçaia Pantaneira), Frieseomelitta varia (Marmelada), Melipona rufiventris (Uruçu Amarela), Melipona quadrifasciata quadrifasciata (Mandaçaia), Nannotrigona testaceicornis (Iraí) e Plebeia julianii (Mirim Juliani).

Nos siga no Google Notícias