ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Começa restauração de tuiuiú destruído por temporal em dezembro

Nadyenka Castro | 06/05/2011 16:55

Burocracia impediu o início imediato

Temporal destruiu a escultura, que começou a ser reconstruída nesta sexta-feira. (Foto: João Garrigó)
Temporal destruiu a escultura, que começou a ser reconstruída nesta sexta-feira. (Foto: João Garrigó)

A escultura do tuiuiú destruído pelo temporal do dia 8 de dezembro do ano passado, em Campo Grande, começou a ser restaurado nesta sexta-feira.

De acordo com o artista plástico Cleir Ávila, o trabalho só teve início hoje, quase cinco meses após a rajada de evento que derrubou a obra, devido aos trâmites burocráticos na Infraero.

Como a escultura fica em frente ao Aeroporto Internacional de Campo Grande, terreno da Infraero, a responsabilidade pela escultura é do órgão federal que irá arcar com todas as despesas.

Segundo Cleir, nesta sexta-feira foi feita uma limpeza no local e a previsão é que em três meses o tuiuiú já estava restaurado. “Eu quero no máximo em três meses que esteja prontinho do jeito que era”, afirma.

Ele explica que o trabalho de restauração vai reconstruir a escultura utilizando a modelagem de ferro existente e o concreto que foi utilizado será substituído. “A questão é modelar”, diz.

O tuiuiú será refeito com as mesmas dimensões e esculpido no mesmo estilo, mantendo a característica da obra.

Construída em 2000, a obra com três tuiuiús representa a ave símbolo do Pantanal e é uma das primeiras imagens vistas por quem chega a Campo Grande de avião.

Nos siga no Google Notícias