A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

26/01/2011 16:09

Reconstruído, tuiuiú do aeroporto manterá o mesmo perfil

Marcio Breda
Materiais ainda serão licitados pela Infraero para reconstrução da obra. Foto: João GarrigóMateriais ainda serão licitados pela Infraero para reconstrução da obra. Foto: João Garrigó

A escultura de tuiuiú que fica em frente ao Aeroporto de Campo Grande, derrubada pelo temporal do dia 8 de dezembro, será reconstruída pelo seu criador, o artista plástico Cleir Ávila. O início das obras, porém, depende de liberação de recursos da Infraero, que iniciou a licitação de compra do material.

De acordo com Cleir, será utilizada a mesma estrutura, que não sofreu danos. O Tuiuiú será refeito com as mesmas dimensões e esculpido no mesmo estilo, mantendo a característica da obra.

“Idéia é manter o mesmo estilo usando ao máximo a estrutura do antigo. É o que vou tentar. Será utilizado um concreto mais leve que o anterior. Vamos tentar deixar igual. Mas cada obra tem sua característica”, disse o artista plástico.

Construída em 2000, a obra representa a ave símbolo do Pantanal e é uma das primeiras imagens vistas por quem chega a Campo Grande de avião.

Para recriá-la Cleir deu uma pausa na construção de uma garça de 19 metros em Rio Verde, que ficará sobre um espelho d’água em uma praça local.

“Terá o mesmo efeito de outras esculturas, como a de Bonito (na praça central). Mas as onas na água darão a impressão de que a cabeça da garça está se movimentando”, revela o artista.

Tapume foi colocado para reconstrução da obra de Cleir. Foto: João GarrigóTapume foi colocado para reconstrução da obra de Cleir. Foto: João Garrigó
Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...
Ação oferece serviço especial na UBSF do Tarumã nesta terça-feira
A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã promove nesta terça-feira (12) diversas atividades voltadas para a promoção de saúde da populaç...


Que bom que o tuiuiu pode ser reformado,acho lindo eles de "asas"braços abertos ,oferecendo um abraço para nossos visitantes que chegam a CG pelo aeroporto,assim veêm que os Campo grandenses são hospitaleiros.Na rodoviaria nova tbm deveria ter araras,garças e tuiuius,até jacares no canteiro no meio da yure marques homenageando nosso pantanal.
 
Teresa Moura em 11/11/2011 12:19:04
ah, eu moro no mato grosso, e nas férias vo a Campo Grande, e é uma terapia ver os peixes ali nos tuiuiu, fico feliz que reformaram, dezembro eu vo aí conferir.....AMO Campo Grande MS....
 
claudia mattos em 11/11/2011 12:02:47
Esse Tuiuiú, bem como outros monumentos que se alastraram por Campo Grande, é horrível e deveria ser retirado, não restaurado. Outra coisa ridícula e que gastaram uma verba graúda é aquele monumento do lago do amor, onde tem dois peixes se beijando. HORRÍVEL. Deveriam ter melhor gosto e usar nossos impostos de maneira mais planejada.
Cadê a reforma do Aeroporto? E os caras preocupados com o Tuiuiú. Isso é uma vergonha...
 
CELSO MENEZES em 31/01/2011 03:04:25
Aos pessimistas de plantão, fica o educado convite para que deixem o nosso estado, pois não precisamos de pessoas insignificantes como vocês.
Ah, o país inteiro é ruim né? Então mudem logo de vez, uma sugestão é que vocês vão para o EGITO.
 
Robson Mendes em 30/01/2011 09:22:10
Ao invés de arrumar aquela coisa horrivel poderiam investir em melhores acomodações e modernizar o aeroporto que de acordo com pesquisa é o segundo PIOR do país. Mas vivemos em uma cidade e estado que tudo que conta são as aparencias. Enuanto isso o dinheiro publico vai por agua a baixo. Parabén prefeitura, governo do estado e inrfaero pela iniciativa.
 
Fabio Lopes de em 29/01/2011 05:54:16
28/01 - Infraero assina Ordem de Serviço para projetos da ampliação do Aeroporto Internacional de Cuiabá (MT). Enquanto que aqui em Campo Grande - MS, eles estão preocupados com tuiuiu???? Fala sério k k k k k, cadê as nossas autoridades??
 
PAULO CESAR CASTRO DOS REIS em 29/01/2011 04:00:06
A INFRAERO tinha que desprivatizar o estacionamento do Aereoporto, que é o mais caro do mundo, uma empresa que não beneficia em nada os usuários em melhoria, pelo contrário, ajuda encarecer mais a viagem de quem o necessita usá-lo.
 
PAULO CESAR CASTRO DOS REIS em 29/01/2011 03:27:55
A INFRAERO E TÃO POBRE QUE TEM QUE FAZER LICITAÇÃO PARA COMPRAR. UM POUCO DE AREIA, CIMENTO ,FERRO E TINTA..KIIIIIII VERGONHA!!!!!!.
 
Paulo Durães em 28/01/2011 12:37:05
Meus Deus, vão reconstruir aquela coisa horrorosa?!!! A natureza tentou fazer a parte dela, colocando-a no chão, mas os sem noção vêm fazer tudo de novo...e usando dinheiro público...
 
Doroti Rojas em 28/01/2011 07:53:19
O nosso aeroporto é o sugundo pior do país e e a INFRAERO vai reconstruir um tuiuiú?
 
Michelle Silva em 27/01/2011 09:27:49
O nosso aeroporto é o sugundo pior do país e e a INFRAERO vai reconstruir um tuiuiú? [2]
 
Lucas R. Pasquetto em 27/01/2011 07:03:59
Depois do Tuiuiú a INFRAERO deve continuar com a reforma e ampliação do terminal de passageiros que já está saturado.
 
Paulenir Nogueira de Barros em 26/01/2011 07:17:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions