ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Temporal derruba obra de Cleir em frente ao Aeroporto

João Humberto e Jorge Almoas | 08/12/2010 18:38
Tuiuiú que fica em frente ao Aeroporto da Capital não resistiu ao temporal e caiu. (João Garrigó)
Tuiuiú que fica em frente ao Aeroporto da Capital não resistiu ao temporal e caiu. (João Garrigó)

A chuva que caiu hoje à tarde em Campo Grande destruiu um dos três tuiuiús que ficam em frente ao Aeroporto Internacional da Capital. As esculturas são do artista plástico sul-mato-grossense Cleir, de 47 anos.

Maria de Fátima da Cruz, funcionária do estacionamento em frente ao Aeroporto, disse ao Campo Grande News que o temporal começou por volta das 15h30. “Ventava muito e não conseguíamos ver nada. Só depois é que vimos que um dos tuiuiús tinha caído”, explica.

Cleir Ávila Ferreira Júnior nasceu em Campo Grande no dia 8 de dezembro de 1963. Autodidata, ele pinta profissionalmente desde os 18 anos, tendo iniciado sua carreira com influência hiperrealista, onde retrata em suas obras temas regionais e ecológicos, principalmente a natureza pantaneira, presente em quase toda sua arte.

Em 1994 iniciou seu trabalho mural nas laterais dos prédios de Campo Grande. A “Onça Pintada”, com 50 metros de altura e 220 m², no Edifício Inah, no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua Rui Barbosa, levou um mês de execução. Já “Tuiuiús”, com 40 metros de altura e 300 m², foi seu segundo mural.

No ano seguinte Cleir pintou a “Arara Azul”, com 45 metros de altura e 430 m². Em 1996 realizou a construção “Monumento das Araras”, na Praça das Araras. Dois anos depois, pintou em Corumbá um mural de 700 m², em que retratou a arara vermelha em uma das paredes e nas outras duas um dourado.

Nos siga no Google Notícias