A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

08/12/2010 18:38

Temporal derruba obra de Cleir em frente ao Aeroporto

João Humberto e Jorge Almoas
Tuiuiú que fica em frente ao Aeroporto da Capital não resistiu ao temporal e caiu. (João Garrigó)Tuiuiú que fica em frente ao Aeroporto da Capital não resistiu ao temporal e caiu. (João Garrigó)

A chuva que caiu hoje à tarde em Campo Grande destruiu um dos três tuiuiús que ficam em frente ao Aeroporto Internacional da Capital. As esculturas são do artista plástico sul-mato-grossense Cleir, de 47 anos.

Maria de Fátima da Cruz, funcionária do estacionamento em frente ao Aeroporto, disse ao Campo Grande News que o temporal começou por volta das 15h30. “Ventava muito e não conseguíamos ver nada. Só depois é que vimos que um dos tuiuiús tinha caído”, explica.

Cleir Ávila Ferreira Júnior nasceu em Campo Grande no dia 8 de dezembro de 1963. Autodidata, ele pinta profissionalmente desde os 18 anos, tendo iniciado sua carreira com influência hiperrealista, onde retrata em suas obras temas regionais e ecológicos, principalmente a natureza pantaneira, presente em quase toda sua arte.

Em 1994 iniciou seu trabalho mural nas laterais dos prédios de Campo Grande. A “Onça Pintada”, com 50 metros de altura e 220 m², no Edifício Inah, no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua Rui Barbosa, levou um mês de execução. Já “Tuiuiús”, com 40 metros de altura e 300 m², foi seu segundo mural.

No ano seguinte Cleir pintou a “Arara Azul”, com 45 metros de altura e 430 m². Em 1996 realizou a construção “Monumento das Araras”, na Praça das Araras. Dois anos depois, pintou em Corumbá um mural de 700 m², em que retratou a arara vermelha em uma das paredes e nas outras duas um dourado.



O Cleir é um artista inegualável, e depois de tantas maravilhas feitas no estado durante esses 10 anos, tenho a certeza de que refazer o Tuiuiu será moleza. Estamos aguardando anciosamente! Abs!
 
Rafael Lacerda em 10/12/2010 09:10:31
E uma pena ver o tuiuiu quebrado, mas Cleir vai construir outro maior, pois toda vez que vou ao aeroporto a primeira coisa que vejo é os tuiuius, cartão postal de Campo Grande.Que coinscidência, me parece que ontem foi aniversário do Cleir, eu acho que esse tuiuiu tentou sair voando pra te dar um abraço.
 
Rita Saravy em 09/12/2010 12:26:55
Muito triste o que aconteceu...Cleir, Parabéns pelo seu aniversário!! E pelo seu talento tb! Faz outro tuiuiú , por favor!!
 
Silvia Mara Manvailer Gomes em 09/12/2010 12:20:25
Os peixes do Lago do Amor, na UFMS, também são obra deste artista?
Se forem, também já quebraram uma vez, e consertaram rapidinho...
 
Gustavo Espíndola em 09/12/2010 12:19:35
Que triste!!! Nossa o nosso querido e representante do pantanal sulmatogrosense...
Que pena.. ATENÇÂO senhor prefeito favor construir outro, nao podemos ficar sem nosso tuiuiu no aeroporto pa apresenta-los aos turistas!!!
 
Mariana Lads em 09/12/2010 11:02:42
Uma pena ter acontecido. Mas, Cleir, não desista, faz outro pra gente. Sou campograndense e amo minha cidade, e nunca desistimos.
 
Fernando Leiria em 09/12/2010 10:45:06
Sou campograndense de coração...hoje não moro mais aí ...mas fiquei simplesmente chocada quando entrei no campograndenews hoje e vi o Tuiuiu quebrado...Uma pena, pois era um ponto turistico muito lindo....
 
Silvia Talachia em 09/12/2010 09:48:41
Essa imagem é chocante!
 
Déborah Suellen em 09/12/2010 09:46:03
Não gosto daqueles tuiuius e não enquadro os trabalhos de Cleir na categoria arte, são óbvios demais p/ tanto.
 
Deja Barbosa Leles em 09/12/2010 08:07:03
as obras do cleir sao incriveis, maravilhosas! eu nunca vio coisa igual, tem uma riqueza de detalhes impressionante, e quem esta falando que é feio é pq realmente nao entende nd de arte, parabens pelo trabalho sempre maravilhoso!!! estamos aguardando ancioosos pela reconstrução do tuiuiu. bjos
 
Débora Espíndola em 09/12/2010 07:37:33
o Cleir e reconhecido pelo seu trabalho no mundo inteiro, pela sua obra Piraputanga em Bonito MS, na praca da Libertade no centro. Que nao ja tirou foto dessas magnificas obras...
 
Alfredo Riquelme Martins em 09/12/2010 03:07:18
Sempre vou no aeroporto e na volta fico apreciando as obras escultóricas, pena que estas precisam de manutenção, tanto nelas como na lagoa suja onde elas estão expostas "Arte Efêmera".
 
James Vieia Cáceres em 09/12/2010 02:30:11
Não lamento. Gosto das pinturas do Cleir, mas acho as esculturas medonhas. Cleir parabéns pelo aniversários, mas por favor pinte apenas.
 
Eduardo Aguiar em 09/12/2010 02:04:29
Nossa ainda bem que aquela mosntruosidade caiu, Nunca entendi porque o mal gosto impera, tantos artistas plasticos de alta qualidade.
Obrigado chuva. por limpar minha cidade que tanto amo.
Finalmente uma obra bem feita, a obra da naturesa.
 
Felipe Barros em 09/12/2010 02:03:44
Genti que desastre terrivel e ainda caiu bem no dia do aniversario do Cleir, que força da natureza cruel, mas isso mesmo, nosso prefeito tem que providenciar outra obra dessa ou revitaliza-la, não podemos ficar sem um Tuiuiu..
Abraços.