ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  07    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Condenados por crime de trânsito cumprem pena no pronto-socorro de hospital

Atualmente, 14 motoristas prestam serviços à comunidade na Santa Casa

Aline dos Santos | 24/03/2022 08:01
Condenados por crime de trânsito cumprem pena no pronto-socorro de hospital
Imagem da ala do pronto-socorro da Santa Casa em julho de 2020. (Foto: Divulgação/Santa Casa)

Condenados por crimes no trânsito, numa lista que vai de homicídio culposo a dirigir embriagado, cumprem pena no pronto-socorro da Santa de Campo Grande. Assim, são colocados diante de vítimas de acidentes.

Atualmente, 14 sentenciados cumprem pena de prestação de serviços à comunidade na instituição de saúde. Eles trabalham em dias alternados, numa jornada diária de sete horas. Uma parte auxilia na manutenção da jardinagem externa do hospital, enquanto outro grupo presta auxílio na portaria do pronto-socorro. As equipes são intercaladas para que todos tenham contato direto com os atendimentos das vítimas.

De acordo com o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o cumprimento de pena de prestação de serviços à comunidade em clínica, pronto-socorro, Corpo de Bombeiros e no resgate e auxílio de vítimas de acidentes está previsto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A expectativa é de que o convívio direto dos infratores com as vítimas conscientize sobre os danos e repercussões provocadas pelos crimes de trânsito.

“Eles não podem manipular diretamente o paciente, mas auxiliam a empurrar uma maca, uma cadeira de rodas, a segurar um guarda-chuva para a retirada de vítimas da ambulância em dias de chuva”, afirma Edneia Maria da Silva Irei, analista de recursos humanos da Santa Casa.

Condenado pela morte de um ciclista, motorista de 28 anos é um dos sentenciados que presta serviços à comunidade. Ele estava no caminhão da empresa e, ao fazer uma conversão à direita, não viu o ciclista. O motorista não  fugiu do local, prestou assistência e não estava alcoolizado. O acidente foi há dois anos.

Ainda no começo do cumprimento de sua pena, ele estava em seu segundo dia de serviço na portaria do pronto-socorro. “O primeiro dia foi mais tranquilo, hoje já está mais movimentado, muitas pessoas, bastante acidente de trânsito”.

O convênio entre a Cepa (Central de Execução de Penas Alternativas) e a ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), administradora da Santa Casa, foi firmado em 3 de maio de 2021, por iniciativa do juiz da 2ª Vara de Execução Penal, Albino Coimbra Neto.

Nos siga no Google Notícias