ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Consórcio é escolhido para realizar fiscalização aérea de imóveis na Capital

Consórcio Gtec é formado por duas empresas paulistas e uma paranaense

Lucia Morel | 04/07/2022 18:00
Área da Rua da Paz, próxima do Campo Grande News, em imagem de 2013 do Simgeo. (Foto: Reprodução)
Área da Rua da Paz, próxima do Campo Grande News, em imagem de 2013 do Simgeo. (Foto: Reprodução)

O Consórcio Gtec, formado por duas empresas paulistas e uma paranaense, venceu a concorrência para realizar o mapeamento aéreo de Campo Grande. Uma das ações previstas pelo serviço é de fiscalização de imóveis e verificação de possíveis irregularidades. O grupo receberá R$ 6,2 milhões pela produção e análise das imagens.

As três empresas são Aerocarta S.A. Engenharia de Aerolevantamentos, Base - Aerofotogrametria e Projetos Ltda, e Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos Ltda. O contrato ainda não foi assinado, conforme verificado no Portal da Transparência da Prefeitura de Campo Grande. A segunda colocada foi a empresa Engemap – Engenharia, Mapeamento e Aerolevantamento Ltda.

A licitação foi aberta em dezembro do ano passado sob justificativa de que “estas imagens servem de base para a consulta da fiscalização imobiliária e vale ressaltar que na questão de cobrança de impostos como ISS de construções, estes prescrevem com mais de cinco anos”, período já extrapolado pelo banco de dados municipal, que é de 2013.

Além disso, sustenta que as imagens aéreas podem auxiliar as equipes de cartografia nos processos de conferência e aprovação de loteamentos e monitoramento de ocupações irregulares. E por fim, salienta que “as imagens aéreas disponíveis no acervo da PMCG demonstram sinais de obsolescência frente à realidade da dinâmica urbana, uma vez que em alguns locais, não retratam mais a situação real existente”.

O banco de imagens faz parte do Simgeo (Sistema Municipal de Geoprocessamento) e também deverá ajudar na identificação de construções, pontes, planejamento de rodovias e represas e ainda, na elaboração de estudos de impactos de poluição e mapeamento de dutos de combustíveis.

Nos siga no Google Notícias