ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Contra pombos, município abre contratação de R$ 67,6 mil para limpeza nos Cras

A licitação destaca que pombos já são considerados pragas urbanas, como roedores, baratas, moscas e outros

Lucia Morel | 25/12/2021 10:59
Marcas de sujeira de pombos no Cras Aeroporto (Foto: Henrique Kawaminami)
Marcas de sujeira de pombos no Cras Aeroporto (Foto: Henrique Kawaminami)

Para combater infestação de pombos e morcegos nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), a Prefeitura de Campo Grande abriu licitação de R$ 67,6 mil para contratação de empresa especializada no controle de vetores e pragas urbanas que irá instalar telas contra os animais.

Conforme a publicação, seis dos 20 prédios serão contemplados, sendo eles os Cras Vida Nova, Cras São Conrado, Cras Aero Rancho, Cras Jardim Aeroporto, Cras Estrela Dalva e Cras Moema. Isso porque neles há ginásios e salão de atividades.

A licitação ainda destaca que os pombos já são considerados pragas urbanas, assim como roedores, baratas, moscas, pernilongos, pulgas, escorpiões, animais peçonhentos e outros, sendo que “maioria se alimenta do lixo e elas podem transmitir doenças para o ser humano, e os animais de estimação”.

Pombo nas proximidades de Centro de Assistência Social (Foto: Henrique Kawaminami)
Pombo nas proximidades de Centro de Assistência Social (Foto: Henrique Kawaminami)

Além disso, o certame cita a Lei Complementar N° 345 de 18/01/2019, que alterou o Código Sanitário de Campo Grande que determinou a proibição da alimentação dos pombos nos espaços e prédios públicos, como praças, por exemplo, e ainda de manter alojamento para essas aves, também permitiu medidas de controle de infestações dessas aves.

Conforme a justificativa do pregão, o pombo tem capacidade de transmitir 70 tipos de doenças, entre elas a salmonelose, a criptococose (que pode evoluir para uma meningite) e até toxoplasmose, que geralmente é associada a gatos e pode causa desde a má formação de um feto, no caso das mulheres, e a cegueira, em ambos os sexos.

O pregão eletrônico ocorreu no último dia 17 de dezembro, mas o resultado ainda não foi publicado pelo município.

Nos siga no Google Notícias