ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Contra retrocessos, Caminhada da Luta Antimanicomial acontece nesta sexta

Ato defende cuidado em liberdade e tem programação na Praça Ary Coelho

Por Kamila Alcântara | 22/05/2025 15:15
Contra retrocessos, Caminhada da Luta Antimanicomial acontece nesta sexta
Último ato da Caminhada da Luta Antimanicomial (Foto: Divulgação)

A terceira edição da Caminhada da Luta Antimanicomial acontece nesta sexta-feira (23) em Campo Grande. O ato reúne usuários da rede de saúde mental, profissionais, estudantes e a comunidade em defesa do cuidado em liberdade e contra retrocessos nas políticas públicas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A terceira edição da Caminhada da Luta Antimanicomial ocorrerá nesta sexta-feira, 23 de maio, em Campo Grande. O evento reunirá usuários da saúde mental, profissionais, estudantes e a comunidade em defesa do cuidado em liberdade e contra retrocessos nas políticas públicas. A concentração será na Praça do Rádio Clube, às 8h, com saída prevista para 8h40.A caminhada faz parte da III Semana da Luta Antimanicomial de Mato Grosso do Sul e do V Encontro do Cerrado, com atividades até 25 de maio. O tema deste ano é inspirado na obra de Arthur Bispo do Rosário, promovendo reflexões sobre loucura, arte e cidadania. O evento contará com apresentações culturais e a participação do personagem Zé Gotinha.

A concentração começa às 8h, na Praça do Rádio Clube, com saída prevista para 8h40. O grupo segue até a Praça Ary Coelho, onde haverá apresentações culturais, sarau, feira com produtos feitos por usuários da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e show do Teatro Dom Quixote. Também está confirmada a participação do personagem Zé Gotinha.

O evento faz parte da III Semana da Luta Antimanicomial de Mato Grosso do Sul e do V Encontro do Cerrado, que ocorrem entre os dias 17 e 25 de maio, com atividades na Capital e em outros municípios do Estado.

Neste ano, o tema é inspirado na obra de Arthur Bispo do Rosário, artista e ex-interno de um hospital psiquiátrico, reconhecido mundialmente pela produção artística feita em situação de sofrimento psíquico. A proposta é provocar reflexões sobre os limites entre loucura, arte e cidadania.

A caminhada mobiliza usuários da RAPS, profissionais de saúde, estudantes, artistas e moradores de Campo Grande na defesa de uma saúde mental pública, humanizada e livre de práticas manicomiais.

III Caminhada da Luta Antimanicomial
📅 Data: 23 de maio de 2025 (sexta-feira)
📍 Concentração: Praça do Rádio Clube
🕗 8h 🚶 ♂️ Saída da caminhada: 8h40
🏁 Chegada: Praça Ary Coelho | 🕘 Atividades até 11h

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias