Contra retrocessos, Caminhada da Luta Antimanicomial acontece nesta sexta
Ato defende cuidado em liberdade e tem programação na Praça Ary Coelho
A terceira edição da Caminhada da Luta Antimanicomial acontece nesta sexta-feira (23) em Campo Grande. O ato reúne usuários da rede de saúde mental, profissionais, estudantes e a comunidade em defesa do cuidado em liberdade e contra retrocessos nas políticas públicas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A concentração começa às 8h, na Praça do Rádio Clube, com saída prevista para 8h40. O grupo segue até a Praça Ary Coelho, onde haverá apresentações culturais, sarau, feira com produtos feitos por usuários da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e show do Teatro Dom Quixote. Também está confirmada a participação do personagem Zé Gotinha.
O evento faz parte da III Semana da Luta Antimanicomial de Mato Grosso do Sul e do V Encontro do Cerrado, que ocorrem entre os dias 17 e 25 de maio, com atividades na Capital e em outros municípios do Estado.
Neste ano, o tema é inspirado na obra de Arthur Bispo do Rosário, artista e ex-interno de um hospital psiquiátrico, reconhecido mundialmente pela produção artística feita em situação de sofrimento psíquico. A proposta é provocar reflexões sobre os limites entre loucura, arte e cidadania.
A caminhada mobiliza usuários da RAPS, profissionais de saúde, estudantes, artistas e moradores de Campo Grande na defesa de uma saúde mental pública, humanizada e livre de práticas manicomiais.
III Caminhada da Luta Antimanicomial
📅 Data: 23 de maio de 2025 (sexta-feira)
📍 Concentração: Praça do Rádio Clube
🕗 8h 🚶 ♂️ Saída da caminhada: 8h40
🏁 Chegada: Praça Ary Coelho | 🕘 Atividades até 11h
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.