ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Contrato com BNDES motivou pedido de busca na casa de ex-governador

Paulo Yafusso | 14/05/2016 18:35
Na Operação Fazendas de Lama, Polícia Federal e CGU (Controladoria-Geral da União) cumpriram mandado de busca e apreensão no apartamento do ex-governador André Puccinelli (Foto: Marcos Ermínio)
Na Operação Fazendas de Lama, Polícia Federal e CGU (Controladoria-Geral da União) cumpriram mandado de busca e apreensão no apartamento do ex-governador André Puccinelli (Foto: Marcos Ermínio)

O mandado de busca e apreensão no apartamento e escritório do ex-governador André Puccinelli cumprido durante a Operação Fazendas de Lama na última terça-feira (10) tem relação com duas situações em que o nome dele aparece. Uma delas, comentado durante entrevista coletiva à imprensa no dia da ação, é com relação a compra de livros. A outra, que foi um dos argumentos usados para pedir o mandado, está relacionado ao contrato de financiamento de obra na rodovia MS-430, pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Conforme aponta o relatório da investigação, entre os documentos a que tiveram acesso na primeira fase da Operação Lama Asfáltica, realizada no dia 9 de julho de 2015, está a Declaração de Capacidade Administrativa Técnica e Gerencial, assinada pelo então governador André Puccinelli, sobre o financiamento da MS-430 pelo BNDES.

No documento, datado de 22 de agosto de 2012, Puccinelli diz: “Comunico que assumo inteira responsabilidade pela plena execução do objeto da referida proposta de empréstimo, em todas as suas fases, conforme exigido pela legislação vigente, principalmente quanto a realização do processo licitatório, acompanhamento e fiscalização das obras no aspecto técnico, social e ambiental e nas prestações de contas”.

No entendimento dos investigadores, o documento é um prova de que o ex-governador tem responsabilidade sobre as irregularidades verificadas nessa obra, que saiu vencedora para executar o lote 02 do projeto de pavimentação de 10 km da MS-430, entre São Gabriel do Oeste e Coxim, a empreiteira Proteco, de João Amorim. Na análise dos documentos, a investigação teria verificado que foram apresentadas planilhas superfaturadas para solicitar ao BNDES a liberação de uma parcela do financiamento, de R$ 98,5 milhões.

Outro caso é referente a compra de livros com a dispensa de licitação. As obras foram impressas pela Gráfica Alvorada, e durante a Operação Fazendas de Lama foram cumpridos mandados de busca e apreensão também na Gráfica e na casa de um dos sócios, Mirched Jafar Júnior. Os investigadores suspeitam que a contratação da Alvorada tem relação com pagamento de propina, e um dos indícios seria a liberação, para a empresa, de R$ 13 milhões. Isso no final da gestão de Puccinelli e em conversas telefônicas interceptadas com autorização da justiça, o então governador e o secretário adjunto de Fazenda à época, André Cance, falam sobre assuntos referentes a essa gráfica.

O Campo Grande News procurou falar com André Puccinelli nos telefones fixo e celular, mas não conseguiu. O advogado dele, Rene Siufi, disse que não leu o motivo do pedido de mandado de busca e apreensão. Declarou apenas que no dia da Operação Fazendas de Lama Puccinelli compareceu espontaneamente à Polícia Federal e respondeu perguntas como se viajou no avião de João Amorim e sobre os contratos do governo com a Gráfica Alvodada. Siufi disse que assim que ler o inquérito que resultou nos mandados de busca e apreensão e de prisões, vai de manifestar.

Nos siga no Google Notícias