ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Contratos de terceirizadas da Águas Guariroba podem ser revistos

Nyelder Rodrigues e Liniker Ribeiro | 06/11/2017 20:35
Presidente da empresa, Guillermo Deluca, conversou com a reportagem nesta segunda (Foto: Liniker Ribeiro)
Presidente da empresa, Guillermo Deluca, conversou com a reportagem nesta segunda (Foto: Liniker Ribeiro)


Os contratos das empresas terceirizadas pela Águas Guariroba para a ampliação da rede de esgoto em Campo Grande podem ser revistos após a empresa confirmar, nesta segunda-feira (6), que paralisou as obras após o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) suspender a prorrogação do acordo com a prefeitura.

De acordo com o presidente da Águas, Guillermo Deluca, os contratos já estavam assinados para dar continuidade ao trabalho de universalização do saneamento básico da Capital no ano que vem - tudo deveria estar pronto até 2025, sendo que 80% da rede já está implantada, segundo a empresa.

Números sobre os valores envolvidos e vagas de emprego em questão não foram divulgados. A Águas frisa que já entregou documentos provando que fez 80% do serviço - sendo que no contrato inicial, sem prorrogação, o número pedido era 70%.

Além disso, Guillermo diz já foi apresentado recurso no TCE e que espera a resolução de tudo o mais rápido possível. "Como não há prazo para termos uma resposta, vamos continuar cobrando e esperar pelo menos 10 dias", comenta.

O presidente da empresa também comenta que a situação não é definitiva e que vai esperar esse prazo informal para decidir quais medidas judiciais serão tomadas, caso não haja solução administrativa.

Imbróglio - O TCE decidiu por suspender a prorrogação de contrato entre Águas e prefeitura após análise do órgão. No contrato inicial, firmando 2000 (período que a cidade era administrada pelo André Puccinelli, do PMDB), válido até 2030, era exigido que o esgoto fosse implantado em apenas 70% da Capital até 2025.

Porém, dois termos foram adicionados ao contrato em 2012, na gestão do prefeito Nelsinho Trad (na época PMDB, hoje PTB), aumentando para até 2060 a concessão da Águas Guariroba e subindo o valor a ser investido de R$ 417 milhões para R$ 560 milhões. Em contrapartida, o serviço de esgoto teria que chegar a 100%.

A alegação na época foi de que havia desequilíbrio financeiro no contrato e, para evitar aumento de taxas, o acordo passou por readequação. Contudo, o ex-vereador Marcos Alex (PT) denunciou a situação, que além de analisado pelo TCE, foi alvo de apuração do MPE (Ministério Público Estadual).

Cinco anos depois, o conselheiro Jerson Domingos deu o parecer baseado em relatório da Ieama (Inspetoria de Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente), considerando que tal prorrogação foi descabida diante das demandas apresentadas pela Águas Guariroba, que vão desde decisões judiciais proibindo cobranças até desativação de estações.

Nos siga no Google Notícias