ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Convênio vai garantir serviços gratuitos a microempreendedores individuais

Flávia Lima | 12/04/2015 18:09
Microempreendedores individuais terão apoio de universitários com serviços fiscais. (Foto:Divulgação)
Microempreendedores individuais terão apoio de universitários com serviços fiscais. (Foto:Divulgação)

Durante a abertura da Semana do Microempreendedor Individual, que acontece nesta segunda-feira (13) na universidade Uniderp-Anhanguera, será firmado um convênio entre o Sebrae/MS e a instituição de ensino que vai possibilitar que o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da universidade ofereça suporte gratuito em serviços fiscais e contábeis básicos ao MEI, dentro das dependências do Sebrae.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Anhanguera-Uniderp, Iara Marchioretto, vai detalhar alguns procedimentos que serão prestados a partir desta segunda-feira, na sede do Sebrae, na avenida Mato Grosso. Segundo ela, o Núcleo de Apoio Contábil vai orientar na navegação no Portal do Empreendedor e da prefeitura municipal, fazer agendamentos na Receita Federal, realizar consultas sobre situação cadastral do CPF, realizar declarações acessórias, além de auxiliar na emissão de DAS, guias, DARFs e recálculo de DARFs.

Lançado em novembro de 2014, o NAF da Uniderp é o terceiro em todo país e atualmente funciona na unidade matriz da instituição, na Avenida Ceará. A crianção do núcleo é fruto do primeiro termo de cooperação técnica assinado no Estado entre uma universidade e a Delegacia da Receita Federal da Capital.

Além do atendimento ao microempreendedor individual, o Núcleo também auxilia a comunidade de baixa renda e representantes das entidades de terceiro setor que, de outro modo, não teriam acesso a orientações contábeis e fiscais básicas.

O objetivo do NAF é oferecer atividades práticas aos acadêmicos de Ciências Contábeis e treiná-los para o mercado de trabalho. As atividades acontecem sempre com a orientação de um professor-orientador, responsável pela condução das atividades e regular com o Conselho Regional de Contabilidade.

Além de oportunizar o aprendizado, o Núcleo etimula a participação voluntária dos estudantes desenvolvendo o espírito de responsabilidade social, educação fiscal e cidadania, por meio de ações sociais, pelos pilares do ensino, pesquisa e extensão dentro das áreas das ciências contábeis.

Nos siga no Google Notícias