ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Criança terá de ser atendida por clínico geral na falta de pediatra em posto

Paciente só poderá ser encaminhado diretamente para outra unidade, se o quadro for classificado como "azul" ou "verde"

Mayara Bueno | 26/04/2018 10:20
Pacientes na frente da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo).
Pacientes na frente da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo).

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) editou uma resolução que determina o atendimento de crianças por médicos clínico geral nas unidades de saúde que não contarem com médicos pediatras.

Segundo documento divulgado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quinta-feira (dia 26), a previsão de atendimento pelo clínico ocorrerá quando a criança for classificada como "amarelo" ou "vermelho", ou seja, em casos de urgência e emergência.

O paciente deverá receber cuidados até que seu quadro esteja estabilizado. Só depois disso que ele poderá ser encaminhado para outro serviço de saúde, se ainda for necessário.

Caso o paciente seja classificado como "azul" ou "verde", que são quadros menos graves, o enfermeiro responsável pelas Ações de Classificação de Risco deverá informar ao paciente qual é o serviço de saúde mais adequado ao caso.

Ainda segundo o texto, o médico clínico geral deverá elaborar uma carta de encaminhamento para outra unidade - que conte com um pediatra. Neste documento, o profissional deverá colocar todas as informações, como quadro da criança e a classificação de risco.

Outro regra divulgada é a proibição de o direcionamento para outro posto de saúde ocorrer por servidores da recepção, sem avaliação da equipe de enfermagem. Por sua vez, o enfermeiro não poderá encaminhar as crianças para outros locais sem que seja feita a classificação de risco e avaliação com o clínico geral.

A norma vai valer para unidades de pronto atendimento e centros regionais de saúde, sempre nos casos em que faltar atendimento pediátrico nestes locais.

Fiscalização - Ainda na edição de hoje, a prefeitura comunicou a criação de um grupo de trabalho que vai acompanhar, monitorar e fiscalizar os serviços de urgência e emergência em Campo Grande. O grupo vai fazer diligências in loco durante 90 dias e emitir parecer ao Conselho Municipal de saúde depois deste prazo.

Nos siga no Google Notícias