ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Crianças fazem viagem literária pela história de Campo Grande

Aline dos Santos | 26/08/2011 07:37

Cidade já teve acendedor de lampião e "doença da terra"

Versos foram a senha para que um grupo de crianças iniciasse viajem pela história da cidade. (Foto: João Garrigó)
Versos foram a senha para que um grupo de crianças iniciasse viajem pela história da cidade. (Foto: João Garrigó)

Uma senhorinha centenária e cheia de vigor, a aniversariante Campo Grande contou sua história a um público muito especial.

“Sou Campo Grande, a cidade morena,

Capital do Mato Grosso do Sul!

Onde a lua nasce mais bonita,

O sol se põe com mais poesia

E o céu é mais azul”

Os versos foram a senha para que um grupo de crianças iniciasse viagem pela história da cidade. O passeio literário, guiado pelo livro “Campo Grande – Cidade Morena”, de Sandra Andrade, traz várias descobertas.

Para quem acender a luz se resume a bater no interruptor, surpreende saber que antes da energia elétrica, a cidade tinha um acendedor de lampião. A tarefa de iluminar as ruas da pequena vila cabia a João Vieira de Almeida, o Janjão.

Uma escala especial foi a chegada do trem, em 1914. Os caminhos de ferro trouxeram comércio e migrantes para a cidade.

Camila, de 7 anos, gostou de saber, em especial, da história das árvores plantadas no canteiro central da avenida Afonso Pena. O plantio foi realizado no governo do intendente Arlindo de Andrade Gomes, prefeito de 1921 a 1923. “Também gosto de plantar flores, cuidar da natureza”, diz a menina, que cursa o 2º ano do ensino fundamental.

As árvores hoje são símbolo da principal avenida da cidade e há, inclusive, um pedido para que o canteiro central se torne patrimônio de Campo Grande.

Mas o passado não era só flores. O índice de violência que hoje preocupa, tinha um nome sugestivo. “Morreu de doença da terra, calibre 44”, definiu um médico em laudo sobre causa mortis.

Relógio da 14 é personagem de história sobre a Capital, que chega aos 112 anos. (Foto: João Garrigó)
Relógio da 14 é personagem de história sobre a Capital, que chega aos 112 anos. (Foto: João Garrigó)

Por meio dos desenhos do ilustrador Lelo e fotos, as crianças também conheceram a história do relógio da 14 de Julho, hoje instalado no cruzamento das avenidas Afonso Pena e Calógeras. E a divisão do Estado do então Mato Grosso, que deu origem a Mato Grosso do Sul.

Ao fim da narrativa, um dos meninos completa. “Viajamos no tempo”. Para o futuro, as crianças esperam um porvir feliz. “Que Campo Grande continue bonita”, afirma Tiago dos Santos, de 8 anos. Para ele e a amiga Camila, a cidade só tem um defeito: não ter praia.

A história de Campo Grande foi contada por Sandra Andrade no projeto “Diálogos com o escritor”, realizado na biblioteca Isaías Paim.

Nos siga no Google Notícias