ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

CRM defende autonomia do médico para adotar “kit prevenção”

Sindicato teme estímulo a automedicação, mas vê com bons olhos adoção de protocolo

Anahi Zurutuza e Marta Ferreira | 06/07/2020 13:35
Medicamentos que estão previstos em protocolo em estudo pela prefeitura de Campo Grande (Foto: Montagem de Ricardo Gael)
Medicamentos que estão previstos em protocolo em estudo pela prefeitura de Campo Grande (Foto: Montagem de Ricardo Gael)

O CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul) defende que médicos tenham autonomia para receitar ou não a pacientes o que a Prefeitura de Campo Grande está chamando de “kit prevenção”, mesmo protocolo de uso profilático de medicamentos já existentes no mercado seja adotado na rede municipal de saúde.

“Tanto o CRM-MS quanto o CFM (Conselho Federal de Medicina), entendem que o profissional médico tem conhecimento para decidir qual a melhor opção a ser tomada, averiguando cada caso e decidindo junto com o paciente a utilização ou não do medicamento”, afirmou o presidente do conselho, Maurício Jafar, via assessoria de imprensa.

Em pé, presidente do Sinmed-MS, Marcelo Santana (Foto: TJMS/Divulgação)
Em pé, presidente do Sinmed-MS, Marcelo Santana (Foto: TJMS/Divulgação)

Já o presidente do Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), Marcelo Santana Silveira, teme que a divulgação do uso dos medicamentos em larga escala seja porta aberta para a automedicação, mas acredita que um protocolo, decidido coletivamente, serve como direcionamento para os profissionais da área cuidarem dos pacientes. “Em relação a medicação para casos leves, que a prefeitura quer adotar, a partir do momento que fora adotado um protocolo pela secretaria, é uma orientação.  O que a gente não aceita é a automedicação”.

Em mensagem distribuída no Whatsapp, nesta segunda-feira (6), o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, o médico Geraldo Resende, já havia se manifestado mais uma vez contrário a adoção de "tratamentos profiláticos" contra a covid-19, como está em vias de ser concretizado pela prefeitura, em atendimento a sugestão de grupo de 250 médicos.

Resende também alertou para os riscos de automedicação e para o que chamou de "falsa sensação de segurança" proporcionada por esse tipo de opção.

Neste fim de semana, durante transmissão ao vivo, o prefeito de Campo Grande chegou a dizer que "usa quem quiser" o “kit de prevenção”, que seria um tratamento para quem contraiu o novo coronavírus e não tem sintomas graves, incluindo a hidroxicloroquina, o polêmico remédio já alvo de inúmeras discussões, ivermectina, usada para combater vermes, e ainda dois antibióticos para tratamento respiratório.

O protocolo ficou de ser apresentado para aprovação, mas ainda não foi efetivado.

Nos siga no Google Notícias