De aposentados a estudantes, programa estadual forma 44 profissionais de TI
Doze turmas receberam certificados de conclusão hoje (12) para atender à crescente demanda do setor

De diferentes idades e trajetórias profissionais, 44 estudantes de 12 turmas receberam nesta sexta-feira (25) o certificado de conclusão do curso técnico em desenvolvimento de sistemas pelo Voucher Desenvolvedor. O programa, promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Senac-MS, tem o objetivo de formar mão de obra qualificada para atender à crescente demanda do setor de tecnologia da informação no Estado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Quarenta e quatro estudantes concluíram o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas pelo programa Voucher Desenvolvedor, em Campo Grande. A iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Senac-MS, visa qualificar profissionais para o setor de tecnologia da informação no estado. O programa já formou alunos em Corumbá e prevê turmas em Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã, com expectativa de 250 a 300 formados até 2026. A cerimônia de formatura ocorreu no Senac Hub Academy. Entre os formandos, estão Maria Lourdes Rodrigues, administradora aposentada que decidiu ingressar na área de tecnologia, e Ricardo Sousa Silva, estudante do Ensino Médio, incentivado por um professor. O programa atende tanto jovens quanto adultos em transição de carreira. O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Sena, destacou a demanda do mercado por desenvolvedores de sistemas. A diretora regional do Senac-MS, Jordana Duenha, ressaltou as oportunidades do mercado de TI e a previsão de formar até 300 alunos, com mais de 60 vagas abertas no setor.
A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções José Roberto Tadros, no Senac Hub Academy, em Campo Grande. O curso, com carga horária de 1.000 horas, integra a iniciativa da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da SED (Secretaria de Estado de Educação), em colaboração com o Senac-MS. A formação é gratuita e voltada, prioritariamente, a alunos da rede pública estadual.
- Leia Também
- Confira a lista de aprovados no programa “Voucher Desenvolvedor” em MS
- Voucher Desenvolvedor recebe quase 5 vezes mais inscrições que vagas
Além da Capital, outras cidades também participam do projeto. Na semana passada, 15 alunos se formaram em Corumbá. Ao todo, foram abertas 500 vagas e a expectativa é que entre 250 e 300 alunos se formem até meados de 2026, com turmas também em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã.

Entre os formandos está Maria Lourdes Rodrigues, de 65 anos, administradora aposentada que decidiu mudar de área após se encantar pelo mundo da tecnologia. “Aposentei, mas queria fazer algo diferente. Uma professora me falou do curso, fiz a prova, passei e agora estou me formando”, conta. “Essa é a oportunidade que eu não podia perder. Encarei os desafios e tô aqui. Pretendo continuar me profissionalizando, quero cursar Engenharia de Software e depois empreender".

Já Ricardo Sousa Silva, de 17 anos, ainda está concluindo o Ensino Médio. O interesse pela área surgiu com o incentivo de um professor. “O diferencial do Senac são as competições e o ambiente que simula o dia a dia de trabalho, inspirado nas empresas. A ideia é formar profissionais prontos para o mercado e também para empreender”, afirma Ricardo, que quer seguir na área de logística e gestão.
Mercado em expansão - De acordo com o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Sena, o programa surgiu após o governo ouvir o setor produtivo. “Nós ouvimos o mercado e o mercado apontou para a gente que esse profissional, o analista, o desenvolvedor de sistemas, era um dos que mais estava sendo demandado e tinha uma lacuna de formação nessa área do Mato Grosso do Sul”, explica.

Sena também destacou que o programa oferece oportunidades tanto para jovens quanto para adultos em transição de carreira. “Muitos estão mudando de área. Essa pivotagem de carreira pode transformar vidas, além de impulsionar o desenvolvimento econômico do estado".
Também presente no evento, o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Rodrigues de Aguiar, ressaltou a importância da integração entre governo, iniciativa privada e instituições de ensino. “Isso é uma ação que vem com a transversalidade que o governo tem hoje, o trabalho, onde nós temos a iniciativa privada, nós temos o governo, nós temos as instituições de ensino, pensando hoje no grande desafio que é nacional de promover cada vez mais a inclusão da mão de obra para o governo estatal”, afirma.
Segundo Esaú, há empresas atuando em MS que prestam serviços para fora do estado e até do país, e que precisam de profissionais preparados localmente. "Eu posso ter um profissional aqui, do Estado do Mato Grosso do Sul, prestando serviço para empresas até fora do país. Mas isso está gerando renda e receita aqui para o Estado, mantendo a nossa juventude aqui dentro do Estado e aportando cada vez mais o desenvolvimento.

Para a diretora regional do Senac-MS, Jordana Duenha, o curso técnico é uma porta de entrada estratégica para o mercado de TI. “Uma das áreas que mais empregam na atualidade, que é a área de tecnologia da informação, com oportunidades que não têm barreiras geográficas, a gente sabe que todo mundo pode trabalhar de qualquer lugar para qualquer lugar", explica.
De acordo com Jordana, os cursos ainda em andamento seguirão até o ano que vem, com expectativa de formar até 300 alunos. “Já temos mais de 60 vagas abertas no setor só esta semana", diz. " A gente está aqui para poder oportunizar pessoas preparadas para poder aproveitar as oportunidades que esse mercado traz", complementa.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.