ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

De MS, 17 cidades ganham sala especial para depoimento de crianças

Lidiane Kober | 23/05/2014 18:02
Sala foi inaugurada nesta sexta-feira no Fórum de Campo Grande (Foto: Marcelo Vitor)
Sala foi inaugurada nesta sexta-feira no Fórum de Campo Grande (Foto: Marcelo Vitor)

O TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude, inaugurou nesta sexta-feira (23) sala especial para colher depoimentos de crianças e adolescentes vítimas de crimes. Campo Grande será a primeira cidade a contar com o espaço, que irá para outros 16 municípios do Estado.

“A partir de agora, as crianças e adolescentes não serão alvos de uma metralhadora de perguntas e não ficarão mais cara a cara com os agressores. Apenas uma pessoa, com treinamento adequado, os ouvirá em um ambiente acolhedor”, destacou a coordenadora da Infância e Juventude, desembargadora Maria Isabel de Matos Roch.

Coordenadora da Central de Depoimento Especial, Fernanda Costacurta disse que o atendimento diferenciado começa com a acolhida da criança meia hora antes do horário agendado para o seu depoimento.

A recepção será feita por um servidor do Núcleo Psicossocial do Fórum. Logo após, o menor será encaminhado para uma sala com brinquedos, lápis de cor e jogos em um ambiente especialmente desenvolvido para fazer a ambientação dos pequenos.

No horário agendado, a criança será encaminhada para uma sala e ouvida por um técnico. O ambiente também foge da formalidade, trata-se de duas cadeiras, uma mesinha de centro e tapete, tudo para tornar o local mais aconchegante.

O menor é entrevistado unicamente pelo técnico enquanto que, em outra sala da Central de Depoimento, o juiz, promotor, advogado e demais partes do processo assistem à entrevista pela televisão. Além disso, por meio de um ponto de escuta, a entrevistadora recebe as perguntas feitas pelo magistrado e então questiona a criança para obter a informação desejada.

Os profissionais que atuarão no serviço foram capacitados pela Coordenadoria de Infância e Juventude para desenvolver uma abordagem diferenciada, evitando que as crianças revivam seus sofrimentos enquanto ouvidas. O primeiro depoimento especial está marcado para ocorrer no dia 10 de junho, às 8h30, em um processo da 7ª Vara Criminal.

Em nível nacional, o projeto teve início em 2003 no Rio Grande do Sul, Estado que hoje possui 40 locais de escuta especial. No resto do Brasil, no entanto, a quantidade de salas ainda é pequena. “Em Mato Grosso do Sul, vamos disponibilizar o serviço pelo menos nas sete maiores comarcas”, disse Maria Isabel.

Nos siga no Google Notícias