ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

“Juru o quê?”, ninguém conhece nova ave símbolo em MS

Por Fernanda Palheta e Maristela Brunetto | 13/11/2025 06:00
“Juru o quê?”, ninguém conhece nova ave símbolo em MS
Baryphthengus ruficapillus, a Juruva, que pode ser considerada mais um símbolo do Estado (Foto: Reprodução)

Juru o que? - No clima da turma do fundão, o deputado estadual José Orcírio Miranda, o Zeca do PT, pediu para alguém explicar por que a Juruva deve ser a ave símbolo da Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul, como propõe o projeto de lei do deputado estadual Renato Câmara (MDB). “Eu sou um homem do Pantanal e nunca vi ninguém [falar]. Já ouvi falar do Caburé, mas Juruva?”, questionou.

Vaga em aberto - Para justificar a necessidade de mais uma ave símbolo e a escolha da Juruva, Câmara detalhou o passo a passo do projeto apresentado. “já estão confirmados 120 países que vão participar do maior evento mundial de aves migratórias. Nosso Estado é rico em aves, está desenvolvendo esse setor e faltava uma espécie para representar a Mata Atlântica”, disse. Hoje o tuiuiú é símbolo do Pantanal e a arara-azul é símbolo de Mato Grosso do Sul.

Voto popular - O autor do projeto ainda revelou que a escolha veio do voto popular. “As entidades fizeram um grande campeonato nas redes sociais e a Juruva foi a ave vencedora dessa votação”, contou. Com o resultado da “pesquisa”, Câmara ainda consultou especialistas. “Depois tivemos uma audiência pública com técnicos para validar o nome da Juruva, que é uma ave nativa da Mata Atlântica, principalmente da região banhada pelos rios Paraná e Ivinhema”, completou.

Nome científico - Mesmo com a justificativa embasada, os parlamentares mantiveram o clima de brincadeira. O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) pediu ao autor que dissesse o nome científico da ave em voz alta: “Baryphthengus ruficapillus”. O deputado estadual Carlos Alberto David (PL), o coronel David, emendou dizendo que ele e os colegas só votariam favoravelmente se a pronúncia estivesse correta. A resposta arrancou algumas risadas, e o projeto foi aprovado com 18 votos favoráveis.

Reunião - Às vésperas da aposentadoria do conselheiro do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), Jerson Domingos, os deputados já começaram a se movimentar para indicar o substituto. A sessão desta quarta-feira (12) terminou mais cedo, antes das 11h, para que os parlamentares iniciassem as discussões sobre a tramitação. Porém, como o ofício da Corte ainda não havia chegado, a reunião foi cancelada.

Falso advogado - O presidente da OAB em Mato Grosso do Sul, Bitto Pereira, comemorou a operação deflagrada pela Polícia Civil nesta terça-feira (11) contra golpistas que se passavam por advogados no Estado. A ação, segundo ele, foi parte de um esforço conjunto entre a Ordem e a polícia para coibir fraudes que prejudicam a advocacia e a população.

Ruim para todos - “Com o apoio da Polícia de Mato Grosso do Sul, a quem parabenizo por esse trabalho, realizamos mais uma ação contra o golpe do falso advogado, uma situação que atinge a todos nós, advogados e advogadas. Vamos seguir nessa luta, que é uma luta da OAB de Mato Grosso do Sul, uma luta da advocacia sul-mato-grossense”, afirmou o presidente.

Sindicalização em massa - Após a decisão da Prefeitura de Campo Grande de reduzir pela metade os adicionais de plantão noturno, de fim de semana e de feriado, os médicos da rede municipal começaram uma mobilização por sindicalização em massa. A convocação partiu do Sindicato da categoria, antes de qualquer movimento de reação. Em comunicado, o grupo destacou que a filiação custa R$ 118 mensais e ainda lembra que pagamento é via boleto e possibilidade de cancelamento a qualquer momento.

Lista tríplice - O Ministério Público de Mato Grosso do Sul deu início ao processo de escolha do novo Procurador-Geral de Justiça. Nesta quarta-feira (12), foi formada a comissão responsável por conduzir a eleição. As regras completas serão publicadas em janeiro, mas já ficou definido o prazo para que eventuais candidatos se desliguem de cargos de chefia e passem a atuar apenas na atividade jurídica. A votação está marcada para o dia 20 de março de 2026.

Acordo - Com parecer do senador Nelsinho Trad (PSD), a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 655/2025, que ratifica a Convenção Aduaneira TIR, tratado internacional que simplifica o trânsito de cargas entre países. A medida é considerada estratégica para tirar a Rota Bioceânica do papel e torná-la competitiva no comércio internacional. O parecer segue agora para votação no Plenário do Senado. A expectativa é que a Rota opere com o novo regime aduaneiro a partir de 2026.