ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Decreto oficializa fim do dinheiro nos ônibus articulados a partir do dia 26

Marta Ferreira | 22/08/2011 09:01
Terminais Peg Fácil são um dos locais onde cartão para pagar transporte coletivo pode ser obtido. (Foto: João Garrigó)
Terminais Peg Fácil são um dos locais onde cartão para pagar transporte coletivo pode ser obtido. (Foto: João Garrigó)

Foi publicado hoje decreto do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), estabelecendo a obrigatoriedade do pagamento com cartão nos ônibus articulados que rodam na cidade. A obrigatoriedade entra em vigor no dia 26 de agosto, como parte do projeto para eliminar o uso do dinheiro nos coletivos.

O sistema de transporte coletivo urbano por ônibus em Campo Grande tem 45 coletivos articulados. Havia a previsão de início da cobrança da tarifa apenas com cartão também nas linhas 302 (Caiobá) e 319 (Dom Antônio Barbosa), mas elas não foram incluídas no decreto publicado hoje.

O cartão pode ser solicitado internet, no site da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande), nos terminais Peg Fácil, na Praça Ari Coelho, nos demais terminais de ônibus, na sede da Assetur e em conveniências e drogarias conveniadas.

A mudança é uma tentativa de tornar os ônibus mais seguros, combatendo os assaltos, que viraram crimes comuns nos coletivos. Dados da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), são 600 roubos por ano nos veículos do transporte coletivo.

Na primeira etapa, conforme a Agetran, é que a medida atinja um universo de 45 mil usuários, o que representa 12% do total de passageiros do transporte coletivo na Capital.

No dia 26 de outubro, dois meses após o início da implantação, o dinheiro não será mais aceito como pagamento da passagem nos ônibus que servem a linhas alimentadoras (azuis), o que abrangerá aproximadamente 200 ônibus.

A adoção total do sistema de cartão eletrônico está prevista para janeiro de 2011

Serviço: o cartão pode ser solicitado no site .

Nos siga no Google Notícias