ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Defensoria estuda ação caso não seja viabilizado trabalho para catadores

Nova reunião hoje no MPT busca acordo entre o Executivo Municipal e Solurb

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 28/03/2016 12:54
Catadores fazem reunião em frente a Defensoria Pública. (Foto: Leonardo Rocha)
Catadores fazem reunião em frente a Defensoria Pública. (Foto: Leonardo Rocha)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul avalia apresentar nova ação na Justiça para que a Prefeitura de Campo Grande e a Solurb, responsável pela coleta e tratamento de lixo, viabilizem demanda de trabalho para os catadores de material reciclável. A ação pode acontecer se as duas partes não chegarem a uma conclusão na reunião prevista para as 14h30 desta segunda-feira (28), no Ministério Público do Trabalho.

Nesta manhã, pelo menos 110 trabalhadores estiveram com o Defensor Fabio Rombi, coordenador do Núcleo de Ações Estratégicas da instituição, além da secretária da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social) e vice-governadora, Rose Modesto (PSDB).

Em 2012, a Defensoria já havia apresentado ação, aceita pela Justiça, que estabelecia que, até que a UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos) estivesse pronta, os catadores teriam acesso ao lixão na chamada área de transição. Uma vez a unidade pronta e o fechamento da área, a Prefeitura e Solurb teriam que conceder demanda suficiente para atender os catadores. A UTR ficou pronta e, com isso, a Justiça proibiu a entrada dos trabalhados na área, mas a empresa e o Executivo Municipal não atenderam a parte que lhe cabiam.

Agora, os 429 catadores esperam uma solução da reunião de hoje. Segundo o trabalhador Junior Brayam, os catadores vão apresentar três propostas e esperam que uma delas seja atendida. Eles vão pedir que a área de transição do lixão seja novamente aberta ou que a empresa jogue o lixo bruto na UTR, para que os catadores façam a seleção. Por fim, vão apresentar a opção de pagamento de uma indenização mensal de R$ 1,5 mil para cada catador.

Os trabalhadores alegam que o trabalho no lixão lhes rendiam, por mês, ao menos R$ 3 mil, e que, desde 29 de fevereiro estão sem trabalhar, consequentemente sem receber.

Da parte da secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social, a vice-governadora afirmou que fará o cadastro das famílias para incluí-las no programa Vale Renda – benefício mensal e ações voltadas para famílias em vulnerabilidade -, além do envio de cestas básicas até sexta-feira (1º).

Nos siga no Google Notícias