ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Defensoria tenta no STJ livrar "Maníaco do Segredo" de condenação

Considerado criminoso em série pela investigação, João Leonel da Silva está preso por roubo e estupro desde 2016

Marta Ferreira | 11/05/2020 14:51
João Leonel da Silva quando foi preso em agosto de 2016. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
João Leonel da Silva quando foi preso em agosto de 2016. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Preso há quase quatro anos, o “Maníaco do Segredo”, alcunha de João Leonel da Silva, 40 anos, ainda não tem condenações definitivas, ou seja, transitadas em julgado, sobre os crimes dos quais é acusado: estupro, tentativa de latrocínio e um roubo seguido de morte, todos ocorridos na região do Bairro Nova Lima, em Campo Grande. As ações seguiam o mesmo padrão, com ataques a casais de namorados, configurando o condenado como criminoso em série, de acordo com as investigações.

A representação legal de João Leonel, a cargo da Defensoria Pública, tenta derrubar a maior das condenações, a 28 anos de reclusão, por dois estupros, um roubo e uma tentativa de latrocínio, ocorridas em duas datas de 2016, em fevereiro e em agosto. Recurso nesse sentido corre no STJ (Superior Tribunal de Justiça) desde agosto do ano passado.

Trata-se de “agravo em recurso especial”, na tentativa de restabelecer a sentença dada em primeiro grau, em dezembro de 2017, pelo juiz da 1ª Vara Criminal e Residual de Campo Grande, Roberto Ferreira Filho. O magistrado absolveu João Leonel por considerar as provas contra ele frágeis. Em resumo, as são evidências chamadas de “indiretas”, entre as quais reconhecimentos por parte de vítimas e similaridade entre a dinâmica dos ilícitos penais.

Para a defensora, houve “equívoco” do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) em três decisões de segunda instância, que reformaram o entendimento de primeiro grau, atendendo à apelação do MPMS (Ministério Público de MS). A sentença foi alterada de absolvição para condenação primeiro pela 1ª Câmara Criminal, em agosto de 2018, depois foi mantida pela 1ª Seção Criminal, em abril de 2019, e por último o vice-presidente do TJMS, desembargador Carlos Eduardo Contar, rejeitou recurso da Defensoria.

Como determinam as regras, o processo “subiu” para a análise do STJ. Na instância superior, corre em sigilo. O último andamento ao qual a reportagem teve acesso indicava estar concluso ao relator para apreciar o recurso. Procurada, a Corte disse não dar informação sobre casos em segredo.

Entrada do Instituto Penal de Campo Grande, onde o "Maníaco do Segredo" cumpre pena. (Foto: Arquivo)
Entrada do Instituto Penal de Campo Grande, onde o "Maníaco do Segredo" cumpre pena. (Foto: Arquivo)

A medida jurídica impetrada pela defensora pública Paula Ferraz pede em suma a “revalorização” das provas apresentadas para pedir a condenação de João Leonel, primeiro pela Polícia Civil e depois pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). O preso, hoje, está na ala destinada aos criminosos sexuais no IPCG (Instituto Penal de Campo Grande), na saída para Três Lagoas.

Para a defensora, João Leonel teve imposta “uma condenação de 28 anos de reclusão apenas por conta da compleição física de uma pessoa”, citando o reconhecimento por vítima. Na visão da defensora, “o conjunto probatório é muito dúbio, a autoria não se encontra suficientemente comprovada”.

“Tem prova sim” - “Se os indícios contra o acusado são plurais, estreitamente vinculados entre si e univocamente incriminadores, revelam-se autênticas provas indiretas, aptas a sustentar a condenação”, respondeu o procurador responsável pelo caso, Adhemar Mombrum de Carvalho Filho.

Na visão do procurador, o que a Defensoria tenta é reexame de provas, vetado nessa fase processual. Em apelações desse tipo, só é cabível discutir aspectos de andamento processual.

A defensoria alega que não quer rediscutir o conjunto probatório, “mas, sim, a constatação do equívoco em que incorreu o acórdão combatido ao reformar a sentença do juízo primevo e condená-lo nos crimes de estupro e tentativa de latrocínio, ante a inexistência de elementos suficientes para a condenação”.

Ela cita que pede a mudança na decisão para cumprir o Art. 386 do Código de Processo Penal, segundo o qual o juiz absolverá o réu desde que reconheça “não existir não existir prova suficiente para a condenação”. A reportagem procurou a defensora, via assessoria de imprensa, sem êxito.

Outros crimes - Além dessa condenação, João Leonel da Silva tem pelo menos mais duas, por estupros, e é suspeito de envolvimento no sumiço de casal de adolescentes ocorrido em 2009, no Bairro  Nova Lima, e que nunca foi esclarecido.


Nos siga no Google Notícias