ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Denúncia de falta de médicos no CTI abre nova polêmica sobre Santa Casa

Aline dos Santos e Ítalo Milhomem | 31/05/2011 10:49

Com clima tenso e trocas de acusações, reunião acontece nesta manhã

Reunião acontece no Ministério Público do Trabalho. (Foto: João Garrigó)
Reunião acontece no Ministério Público do Trabalho. (Foto: João Garrigó)

Com clima tenso e trocas de acusações, a reunião sobre a Santa Casa, que acontece nesta manhã em Campo Grande, além de estar longe de um acordo levantou mais uma polêmica: a falta de médicos intensivistas.

A reunião de hoje, realizada no MPT (Ministério Público do Trabalho), é desdobramento de um primeiro encontro entre diretoria do hospital e representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde, realizado na última quinta-feira.

O objetivo era sacramentar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), com compromissos para melhorar o atendimento no hospital.

Chefe do CTI (Centro de Terapia Intensiva), Wilson Ferreira Júnior reclama que a falta de intensivistas impede o fechamento dos plantões. Ele denuncia que o déficit no quadro de profissionais leva os trabalhadores a uma escala de 72 horas semanal, no limite da capacidade humana.

Conforme Wilson, os profissionais priorizam hospitais em que tenham direitos trabalhistas assegurados, como pagamento de férias e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Recentemente, cinco profissionais trocaram a Santa Casa pelo HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossiam. Na Santa casa, a maioria é contratada ou prestador de serviço. Já no HR os profissionais são concursados.

Na última semana, a Santa Casa abriu processo para contratar 10 intensivistas, mas somente cinco se interessaram. Conforme o chefe do CTI, os novos contratados não têm formação específica, mas autorização para trabalhar no setor.

Presidente da Junta Interventora da Santa Casa, Jorge Martins confirma que a maioria dos médicos é contratada ou prestadora de serviço. Segundo ele, na próxima segunda-feira será aberto um novo processo seletivo para médicos.

Martins afirma que o hospital já contratou 32 técnicos em enfermagem, oito enfermeiros e oito fisioterapeutas para atuar nos CTIs 3 e 6. Em meio ao crônico problema de falta de leito, o CTI 3 encontra-se desativado devido a uma reforma.

Secretário municipal de Saúde, Leandro Mazina salienta que os médicos intensivistas receberam incentivo financeiro. “Neste ano teve reajuste nos salários O valor pago passou de R$ 80 para R$ 100 a hora”.

O diretor clínico da Santa Casa, Luiz Alberto Kanamura propôs que Estado e prefeitura se comprometessem a fechar 30% das escala de médicos, enquanto o hospital se responsabiliza por 70%. A proposta foi rejeitada.

Conforme Mazina, a prefeitura não pode colocar intensivistas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para trabalhar no hospital.

Não posso - Logo no início da reunião, o plano de assinar o TAC foi frustrado. Secretário adjunto da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Eugênio Barros, afirmou que não tem autoridade para assinar o documento.

Segundo ele, somente o governador André Puccinelli ou a secretária Beatriz Dobashi, que retorna amanhã de férias na Europa, pode assinar o termo.

Barros também afirma que não se comprometeu a entregar os monitores para os respiradores mecânicos. Na semana passada, o Siems denunciou que o ambú, respirador manual, que deveria ser utilizado de forma emergencial era usado por horas.

O MPT foi ao hospital e encontrou respiradores sem uso. Para resolver o problema, a SES remanejou dez respiradores que estavam em Nova Andradina, mas apena metade dos equipamento tem monitores, cedidos pelo HR.

Nos siga no Google Notícias