ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Depois de ação em terminal, guardas enfrentam spray de pimenta em treinamento

No total, serão qualificados 103 servidores. A capacitação contou com agentes da Polícia Federal e da Guarda de Dourados

Viviane Oliveira | 29/11/2019 10:32
Guardas passam por treinamento com gás lacrimogêneo (Foto: reprodução/vídeo)
Guardas passam por treinamento com gás lacrimogêneo (Foto: reprodução/vídeo)

Depois da polêmica ação da Guarda Civil Metropolitana em protesto no Terminal Morenão, guardas da Capital receberam treinamento com armas não letais, como gás lacrimogêneo e spray de pimenta, recursos utilizados pelas forças de segurança para a dispersão de manifestações ou multidões. A capacitação, que contou com instrutores da Guarda Municipal de Dourados e da Polícia Federal, começou ontem (28). No total, serão qualificados 103 servidores.

A manifestação no terminal aconteceu no último dia 15 (feriado da Proclamação da República) depois do atraso de mais de uma hora do ônibus da linha 072 (Nova Bahia/Morenão). Os passageiros, a maioria diaristas, bloquearam a passagem dos veículos e foram dispersados por três guardas municipais que utilizaram spray de pimenta e apontaram armas não letais, de cano longo, calibre 12, munidas de bala de borracha. A ação foi considerada violenta. 

Ontem, numa área aberta, os guardas passaram por um novo treinamento e para não cometer excessos sentiram na pele os efeitos do gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Segundo o subinspetor da Guarda em Dourados, Porfírio Arguelho Ribeiro, um dos que ministrou o curso, é importante que o operador das armas não letais conheça os efeitos para que futuramente não cometa nenhum excesso. "Uma pouca quantidade já é suficiente para causar incapacitação, contenção, imobilização e condução do suspeito", disse. Assista, abaixo, ao vídeo do treinamento. 

O spray de pimenta atinge as terminações nervosas de forma imediata, o que provoca lacrimejamento e irritação. Também com efeito instantâneo, o gás lacrimogêneo tem consequência semelhantes às dos sprays. 

Segundo o coordenador de operações Valmir da Silva, o gás lacrimogêneo causa desconforto e serve para dispersar multidão ou quem esteja agredindo agentes de segurança. "Esse gás torna a pessoa incapacitada de ação. "Ele age no sistema respiratório e imediatamento a pessoa começa a dispersar, não causando nenhum tipo de ferimento", explicou.

Após o protesto no Terminal Morenão, o titular da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), Valério Azambuja, admitiu que houve “falha de procedimento” na ação dos três guardas municipais na contenção dos manifestantes. Os servidores que foram afastados das ruas integravam o GPI, unidade especial dentro da Guarda Municipal que começou a ser implantada em 2017.

Nos siga no Google Notícias