ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Depois de decisão judicial, prefeitura chama 147 professores de concurso

Os profissionais têm cinco dias úteis para se apresentar, entregar documentação e receber orientações sobre a posse

Anahi Zurutuza | 29/07/2019 09:01
Professora dá aula em sala da Rede Municipal de Ensino (Foto: Mirian Machado/Divulgação)
Professora dá aula em sala da Rede Municipal de Ensino (Foto: Mirian Machado/Divulgação)

Uma semana depois que a Justiça determinou que a Prefeitura de Campo Grande chame professores de concurso realizado em 2016 para substituir temporários, a administração municipal convocou 147 aprovados no certame, ao que tudo indica antes de ser notificada da decisão judicial.

Dentre os chamados estão professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, de Geografia, História, Educação Física, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Os profissionais têm cinco dias úteis para se apresentar, entregar documentação e receber orientações sobre a posse, que será dada em até 10 dias úteis após a nomeação, conforme edital publicado no Diário Oficial de Campo Grande desta segunda-feira (29).

Os candidatos deverão comparecer no auditório do Procon Municipal, que fica na Avenida Afonso Pena, 3.128, no Centro. Os horários e datas marcados para cada um dos profissionais também estão ano edital.

Convocação foi publicada a partir da página 21 no Diogrande desta segunda-feira (Foto: Reprodução)
Convocação foi publicada a partir da página 21 no Diogrande desta segunda-feira (Foto: Reprodução)

Decisão judicial - O juiz José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, determinou que a Prefeitura de Campo Grande convoque para as salas de aula os professores aprovados em concurso no dia 22 deste mês.

Ele fixou pena de multa de R$ 10 mil por convocação não efetiva ou renovação de contrato temporário para vaga que poderia ser ocupada por concursado.

A decisão responde a pedido do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que em ingressou com ação civil publica contra o município em julho de 2017.

Conforme apurou a Promotoria à época, nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) atuavam cerca de 2 mil professores temporários sendo que haviam ao menos 200 aprovados em concurso que ainda não haviam sido chamados.

O concurso venceria no dia 30 de junho do ano passado, mas teve a validade prorrogada até o último dia de junho de 2020.

A reportagem tentou saber durante toda a semana passada se a prefeitura pretendia cumprir a decisão judicial ou manteria a estrutura da Reme para recorrer de decisão, mas foi informada que uma resposta só viria depois que o município fosse citado da decisão. No processo, a notificação ainda não consta.

O Campo Grande News questionou novamente nesta semana se a administração municipal havia tomado ciência formal da sentença. Mas até o fechamento desta matéria não havia recebido retorno.

Nos siga no Google Notícias