ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Desde sábado, 20 bebês foram imunizados contra covid-19

Capital recebeu 1,5 mil doses na última sexta-feira e para não perdê-las, município faz aplicação da "xepa"

Lucia Morel | 14/11/2022 17:20
Criança de dois anos de idade sendo imunizada contra covid-19 em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)
Criança de dois anos de idade sendo imunizada contra covid-19 em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

Desde sábado, apenas 20 bebês entre seis meses e dois anos de idade foram vacinados contra covid-19 em Campo Grande. Dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Nesse total, 10 são de crianças com comorbidades e outras 10 que foram beneficiadas com a “xepa”.

Nota da secretaria indica que houve “autorização emergencial, visando evitar a perda de doses que são destinadas exclusivamente” aos bebês que tem alguma doença de base.

No último sábado, 12, quando a vacinação para esse público começou, apenas seis haviam sido imunizadas, mas não havia sido contabilizado o número “xepas” aplicadas.

Diferentemente do que ocorre para os outros públicos, este imunizante tem como esquema primário três doses, sendo a segunda ministrada quatro semanas após o início do ciclo e a terceira em um intervalo de oito semanas da segunda aplicação.

Riscos - O Enfermeiro e doutor em infectologia, Everton Lemos, explicou ao Campo Grande News que as crianças não imunizadas acabam sendo alvos "fáceis" do vírus.

“De fato é uma preocupação. Toda onda de covid relacionada a uma nova variante é, sem dúvida, uma preocupação, principalmente para grupos não vacinados. Quando nós temos pessoas suscetíveis ao desenvolvimento da doença, o aumento do número de casos é muito rápido e as crianças acabam sendo alvos disso”, comentou.

Nos siga no Google Notícias