ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Apenas seis bebês com comorbidades são vacinados contra covid-19 na Capital

Mais doses foram aplicadas, mas em crianças sem doenças prévias e o número ainda não foi atualizado pela Sesau

Lucia Morel | 12/11/2022 17:56
Criança com comorbidade recebendo vacina contra covid-19 em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)
Criança com comorbidade recebendo vacina contra covid-19 em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

Apenas seis bebês com comorbidades receberam vacina contra covid-19 neste sábado em Campo Grande. Mais doses foram aplicadas, mas em crianças sem doenças prévias e o número ainda não foi atualizado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Estas receberam a chamada “xepa”, ou seja, vacina que sobrou e não usada no público-alvo da campanha inicial.

O carregamento com pouco mais de 1,5 mil doses dos imunizantes chegaram ontem à Capital e os primeiros beneficiados foram os bebês de seis meses a dois anos de idade e que possuem doenças de base. Entretanto, a Sesau liberou a vacinação nos pequenos dessa faixa etária caso sobrassem doses não utilizadas nos que têm comorbidades.

A liberação da “xepa” é devido a validade da vacina após ter o frasco aberto e o produto diluído. O armazenamento das doses só pode ser feito por apenas 12h. Ou seja, a medida visa não desperdiçar nenhuma dose durante a mobilização.

O intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer Baby deve ser de quatro semanas. Já a terceira dose deverá ser aplicada após oito semanas.

Nos siga no Google Notícias