ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Desembargador mantém liminar que impede greve dos guardas municipais

Segundo João Maria Lós, deve ser resguarda a segurança da sociedade campo-grandense

Aline dos Santos | 01/08/2022 10:35
Guardas participaram de reunião ontem na Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Guardas participaram de reunião ontem na Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

O desembargador João Maria Lós, do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), manteve a liminar que proíbe greve do efetivo da GCM (Guarda Civil Metropolitana) em Campo Grande.

“Neste prisma, apesar de entender válidos movimentos grevistas e lutas classistas, tenho que no presente caso, especificamente, estão suficientemente evidenciados tanto a probabilidade do direito quanto o perigo de dano, devendo ser resguardado primordialmente o interesse e a segurança da sociedade local”, informa o desembargador.

A decisão foi anexada na última sexta-feira (dia 29) ao processo sobre direito de greve. Na sequência, João Maria Lós ainda vai analisar o pedido de designação de audiência de conciliação entre a prefeitura e os guardas.

A categoria anunciou greve a partir de 10 de julho, mas ainda no dia 5 do mês passado, a PGM (Procuradoria-Geral do Município) obteve liminar do juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Ariovaldo Nantes Corrêa, impedindo a paralisação, com imposição de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Na sequência, o juiz acatou pedido do SindGM/CG (Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande) e remeteu a ação para o Tribunal de Justiça. Proibida  de cruzar os braços, a categoria fez acampamento em frente à prefeitura, na Avenida Afonso Pena. A manifestação foi desmobilizada ontem após reunião na Câmara Municipal. Campo Grande tem 1.027 guardas.

As reivindicações são regularização dos plantões; o estabelecimento de um cronograma para a publicação dos quinquênios (adicional por tempo de serviço) e das classes horizontais; a correção do decreto da periculosidade e debate sobre a corregedoria da Guarda Civil Metropolitana.

A prefeitura informou que está cumprindo com o acordo e que os plantões estão sendo pagos.

Em relação à periculosidade, a resposta é que já está sendo feito o processo de contratação da empresa que fará o laudo para definir o grau de periculosidade, compatível com a atividade desenvolvida pelos profissionais da guarda.

A reportagem entrou em contato nesta segunda-feira (dia primeiro) com a assessoria jurídica do sindicato e aguarda retorno.

Nos siga no Google Notícias