ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Detran ainda estuda como implantar parcelamento de multa no cartão

Denatran diz que parcelamento das multas é respaldado por resolução do Contran e tem força de lei

Guilherme Henri | 23/05/2018 12:20
Entrada do Detran da Capital, na saída para Rochedo (Foto: Assessoria de Comunicação/ Governo)
Entrada do Detran da Capital, na saída para Rochedo (Foto: Assessoria de Comunicação/ Governo)

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) ainda estuda como implantar o serviço de parcelamento de dívidas. Publicada no Diário Oficial da União no início desta semana, portaria suspendia norma que regulamentava o pagamento de multas com cartões de débito ou crédito.

Contudo, em nota, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) afirma que o parcelamento das multas é uma prática respaldada por resolução do Contran (Conselho Nacional do Trânsito) que tem força de lei.

Assim, órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito e que já implementaram o sistema informatizado necessário à cobrança parcelada dos débitos veiculares seguirão aceitando cartões eletrônicos, mesmo depois da suspensão da norma.

Também por meio de nota, o Detran esclareceu que “já estava estudando a melhor maneira de implantar o serviço, desde a primeira resolução publicada em outubro de 2017. Sendo que a publicada em março de 2018 veio para regulamentar a norma. Desta forma com a suspensão voltaremos para o estágio anterior da primeira resolução. Mas o órgão tem interesse em disponibilizar o serviço de parcelamento o quanto antes”.

Segundo publicado pela Agência Brasil, a suspensão da Portaria nº 53, de 23 de março, suspende apenas os procedimentos técnicos que os órgãos fiscalizadores deveriam adotar para se adequar à prática do parcelamento. O departamento também garante que a suspensão da portaria não causará impacto para os processos já iniciados por condutores que optaram pelo parcelamento das multas de trânsito.

O objetivo da suspensão da portaria que estabelecia as diretrizes e os procedimentos para os pagamentos eletrônicos é, segundo o Denatran, “proporcionar melhores condições ao cidadão que optar pelo referido parcelamento”. A proposta do departamento é publicar, em breve, um novo ato normativo incluindo a possibilidade do pagamento parcelado de outros tributos, como o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e o Licenciamento Anual.

Nos siga no Google Notícias