ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Dez obras de pavimentação estão paradas, só cinco em andamento

Alan Diógenes | 13/09/2014 11:08
Moradores reclamam que o asfalto foi prometido por Olarte, mas até agora obras não começaram. (Foto: Marcelo Calazans)
Moradores reclamam que o asfalto foi prometido por Olarte, mas até agora obras não começaram. (Foto: Marcelo Calazans)

Das 15 obras de pavimentação lançadas pela Prefeitura de Campo Grande, 10 ainda estão paradas e só cinco estão em andamento, segundo a Seintrha ( Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação). Os moradores do Jardim Seminário ainda não viram as  máquinas nem o início das obras para acabar com a poeira. O município promete iniciar os projetos na segunda-feira.

Conforme a dona de casa Kelly Dayane dos Reis Silva de Souza, 31 anos, que mora no Jardim Seminário,o prefeito Gilmar Olarte (PP) reuniu-se com os moradores e anunciou a obra na rua que faz esquina com a Avenida Tamandaré. Ela conta que as máquinas até começaram a trabalhar na semana seguinte ao encontro, mas acabaram indo embora e ela nunca mais viu nenhum funcionário trabalhando na pavimentação.

“O prefeito disse que primeiro iria vir o pessoal da Águas Guariroba para fazer a tubulação de esgoto. Também falou que teríamos calçadas com piso tátil como privilégio. Não sei como é um privilégio se é algo pago e não dado. Mas, mesmo assim até hoje eles não fizeram nada, apenas na primeira semana que eles mexeram e depois desistiram”, comentou.

Segundo a moradora, o prazo para o asfalto e o esgoto ser entregue divulgado pelo prefeito era de nove meses. No entanto, além de não ter trabalhadores no canteiro de obras, a população já está pagando R$ 20 pelo serviço. “Desde quando eles vieram falar que seria feita a obra, no mês seguinte já começamos a pagar pelo serviço através na conta de água, ou seja, estamos pagando por uma coisa que não existe”, explicou.

A aposentada Adelaide Cordeiro da Silva, 66, que participou da reunião com o prefeito, disse que durante seis anos que ela mora no local houve apenas o cascalhamento da rua. Ela reclama da poeira e das pedras que dificultam a locomoção das pessoas. “Minha filha gestante caiu nessas pedras esses dias. Pensa no perigo dela perder o bebê. Sem falar que quando chove isso aqui vira uma lama só”, mencionou.

Já o padeiro Paulo Adriano Rodrigues, 26, afirmou que o novo asfalto vai desafogar o grande fluxo de veículos nas avenidas principais do bairro. “Direto acontecem acidentes nas vias principais. Com a pavimentação da São Faustino os motoristas irão evitar passar pelas principais e desta forma vai acabar o congestionamento por aqui”, finalizou.

Kelly disse que o esgoto está sendo cobrado da conta de água sem estar pronto. (Foto: Marcelo Calazans)
Kelly disse que o esgoto está sendo cobrado da conta de água sem estar pronto. (Foto: Marcelo Calazans)

De acordo com a secretária de Obras, Kátia Castilho, a demora no andamento das obras é devido a um ajuste de cronograma que está sendo realizado entre as nove construtoras responsáveis pelas obras, a Águas Guariroba e o projetista. Ela frisou também que não há obras paradas, por que a Seintrha está trabalhando diariamente para cumprir o prazo passado para a população.

O diretor de Obras da secretaria, Sérgio Henrique Tavares, afirmou que a Águas Guariroba teve que avançar com o planejamento para cumprir esse prazo. Para isso a concessionária teve contratar fornecedores de materiais para dar ínicio nas obras e por isso houve a demora.

Ele informou ainda que as 10 obras restantes foram dividias em etapas e e começam a partir da semana que vem. São elas nas regiões do Seminário, Atlântico Sul, Mata do Jacinto, Altos do São Francisco e Complexo do Bellinate. As que estão em andamento são nas regiões Imbirussu e Segredo, Sóter, Portal do Panamá e Complexo Sirio Libanês.

Por outro lado – As obras de esgoto e a construção de uma galeria de águas pluviais estão a todo vapor na continuação da Avenida Euler de Azevedo, no Conjunto José Abrão.

De acordo com o funileiro Irineu Barbosa Neto, 55, a obra começou há três semanas e um trecho da avenida já foi interditado para o serviço. “Fico feliz em saber que eles estão trabalhando por nós”, salientou.

A dona de casa Maria Teresa Macedo, 47, também aprovou a obra. Mas pediu que seja feito um plano de melhoria no trânsito na região. “Depois dessa obra eles terão que cuidar do trânsito, por que aqui é grande o fluxo de veículos”, concluiu.

Creibe acredita que o asfalto vai valorizar a região. (Foto: Marcelo Calazans)
Creibe acredita que o asfalto vai valorizar a região. (Foto: Marcelo Calazans)
Em compensação, obras de esgoto no Conjunto José Abrão estão sendo feitas. (Foto: Marcelo Calazans)
Em compensação, obras de esgoto no Conjunto José Abrão estão sendo feitas. (Foto: Marcelo Calazans)
Nos siga no Google Notícias