A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

19/11/2012 14:04

Dia da Bandeira é celebrado no Exército com incineração e hasteamento do símbolo

Luciana Brazil e Mariana Lopes
Durante cerimônia no CMO,a Bandeira Nacional foi hasteada e outras incineradas. (Fotos:Minamar Júnior)Durante cerimônia no CMO,a Bandeira Nacional foi hasteada e outras incineradas. (Fotos:Minamar Júnior)

O sol a pino, em pleno meio dia. No gramado do CMO (Comando Militar do Oeste) de Campo Grande, e em todos os quartéis do Brasil, o verde que ganhava destaque era somente o da bandeira nacional, hasteada pontualmente às 12h, em solenidade ao Dia da Bandeira.

Ao fundo, o som da orquestra dava o tom de imponência à bandeira brasileira. Devagar, ela subia, até que do alto dava para vê-la dançando ao vento. Este foi o ápice da formatura de hoje, que reuniu os seis quartéis do CMO, na Capital.

Durante a cerimônia, as bandeiras destes batalhões, que não tinham mais condições de uso, foram incineradas. Seis escolas, afiliadas ao CMO, receberam novas flâmulas durante a formatura.

O hino nacional foi entoado por dezenas de soldados, que em seguida desfilaram em um só compasso.

O general Samuel da Silva Ricordi, comandante do CMO, destaca a importância da bandeira não só para o Exército, mas também para o Brasil. "A bandeira reúne tudo o que representa a Nação", explica.

O exército cultua a tradição, segundo o general, momento onde é possível relembrar o valor da flâmula. “Nos campos de batalha, os soldados faziam qualquer coisa para defender a bandeira”, destaca. A solenidade de hoje já é tradicional desde 1908.

A tradição já acontece desde 1908.A tradição já acontece desde 1908.
General destaca a importância da bandeira para o país.General destaca a importância da bandeira para o país.

Aluno da escola Geração 2001, Bruno Diniz, 18 anos, está acostumado a acompanhar essas solenidades. “Na minha família tem muito militar, por isso sempre acompanho”.

Para o jovem, a solenidade acaba despertando o patriotismo. “É um momento importante para lembrar de preservar a bandeira”.

Bandeira: Um dos símbolos nacionais, a Bandeira foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, com a adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro, que teve o escudo imperial português substituído.

A Bandeira Nacional possui o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que, no centro, a esfera azul celeste é atravessada por uma faixa branca com as palavras “Ordem e Progresso” em letras maiúsculas verdes.

No círculo azul, encontram-se 27 estrelas que retratam o céu do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, e representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado
do Pará.

 

Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


muito linda essa comemorção, pena que nos dias de hoje o hino nacional não
e mas cobrado nas escolas, o exercito com sempre estão de parabéns.
 
carmen durães em 19/11/2012 17:25:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions