ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Dia Mundial sem Carro terá caminhada, gincanas e até inauguração de bicicletário

Flávia Lima | 22/09/2015 11:26
Ciclovias na Capital estimulam população a deixar os carros na garagem, segundo gestora de Educação do Detran. (Foto:Arquivo/Campo Grande News)
Ciclovias na Capital estimulam população a deixar os carros na garagem, segundo gestora de Educação do Detran. (Foto:Arquivo/Campo Grande News)

Dados do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) revelam que o Estado já conta com uma frota de mais de 1,3 milhão de automóveis, incluindo motos. Só na Capital, são 511 mil veículos para uma população de 853 mil habitantes.

Contando apenas com o serviço de transporte público, atualmente realizado por uma frota de 593 ônibus, que não passam dos 15 km/h em horários de pico, grande parte da população prefere tirar o carro da garagem para estudar e trabalhar, o que contribui com um tráfego pesado em vários momentos do dia.

No entanto, apesar da reconhecer a falta de estrutura nas grandes cidades para incentivar a prática de uma locomoção sustentável, cada vez mais o poder público e a iniciativa privada vem incentivando a população a adotar meios alternativos de transporte, que reduzam o número de veículos nas ruas, despertando uma consciência ecológica.

A partir desta proposta foi criado, em 1997, o World Car Free Day, ou o dia Mundial sem Carro, que propõe a utilização, ao menos por um dia da semana, de bicicletas como meio de locomoção ou até mesmo caminhadas até o trabalho. Com ações intensas em toda a Europa, sempre no dia 22 de setembro, o primeiro país a aderir à proposta foi a França há 15 anos.

De acordo com a gestora de Educação de Trânsito do Detran, Elijane Coelho, a partir de 2005 as ações em decorrência da data passaram a se intensificar na Capital, sempre com atividades que variam de passeios ciclísticos até atividades culturais.

Na edição deste ano, devido a troca de secretários na Agetran (Agência Municipal de Trânsito), a programação que vinha sendo organizada acabou sendo prejudicada, mas a data não passará em branco. Através de parceria com os conselhos comunitários de Segurança da região Central e de Segurança no Trânsito, serão realizadas uma caminhada, gincana e show, que tem o objetivo de chamar atenção da população sobre o tema.

As atividades começam a partir das 15 horas, na praça Aquidauana, na Rua Barão do Rio Branco, com a caminhada saindo às 16 horas, passando pela Rua Barão do Rio Branco, cruzando a Avenida Calógeras, Rua 14 de julho, 13 de Maio e Avenida Afonso Pena, com chegada na Praça Ary Coelho.

Já no período noturno, a partir das 19 horas, acontece uma pedalada que pretende reunir pelo menos 100 ciclistas, que irão percorrer um trajeto de 10 km, com saída em frente a loja Gilmar Bicicletas, organizadora do evento, localizada na Avenida Ernesto Geisel.

De lá, os ciclistas passam pela Avenida Afonso Pena, sentido shopping Campo Grande, onde será inaugurada, pro volta das 20 horas, um bicicletário destinado aos clientes que forem fazer compras no local. Com capacidade para 50 bicicletas, o espaço funcionará dentro do estacionamento coberto do hipermercado Carrefour.

Para incentivar a prática do ciclismo, a gerência do shopping convidou o artista plástico e grafiteiro Guto Naveira, que utilizou um espaço de 30m² para criar um visual com desenhos contemporâneos, mesclando pop arte e estilo urbano.

"Optamos junto com a gerência de marketing do shopping por uma obra bem lúdica, bem brincalhona, com ares de despretensiosa sobre essa importância do Dia sem Carro e de uma consciência do uso da bicicleta para preservar o meio ambiente”, afirma Guto.

Na opinião de Elijane Coelho, iniciativas como a do bicicletário deveriam ser ampliadas a vários outros pontos da cidade, que hoje conta com 90 km de ciclovia. "Apesar do calor, Campo Grande é uma cidade convidativa para o ciclismo devido as ruas e avenidas largas. Sem falar que dependendo do horário, é mais rápido circular de bicicleta, já que você pode ir mais rápido do que os carros e não pegar semáforos fechados", diz.

Nos siga no Google Notícias