ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Dose única da vacina contra Febre Amarela será aplicada a partir de amanhã

Vacina é aplicada uma vez na vida e normalmente aos 9 meses. Em Campo Grande não há registro de febre amarela desde 1999

Mirian Machado | 09/06/2019 18:50
Vacina é aplicada apenas uma vez na vida (Foto: Divulgção/ PMCG)
Vacina é aplicada apenas uma vez na vida (Foto: Divulgção/ PMCG)

A vacina contra a febre amarela estará disponível a partir desta segunda-feira (10) nas 68 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF), não sendo mais necessário o cronograma de vacinação. Essa vacina deve ser tomada apenas uma vez na vida então provavelmente a maioria da população não necessita se revacinar. Desde abril de 2017 a dose única é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e referendada pelo Ministério da Saúde.

A medida de ofertar a vacina todos os dias da semana em todas as unidades básicas de saúde vigorará por 60 dias para verificar a procura e o objetivo é garantir à pessoa que ainda não se imunizou, que procure a UBS/UBSF e regularize a Caderneta de Vacinação. A vacina é dada aos 9 meses de vida.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não é uma campanha. “Não se trata de campanha e nem abertura de novos locais da vacina. Anteriormente, a Sesau adotava o cronograma de vacinação, onde ao menos uma unidade de saúde por dia disponibilizava a dose nas regiões da Capital. A partir de agora, a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira”, informou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica (SVE), Mariah Barros.

A cobertura vacinal de Febre Amarela atingiu 88,88% em 2018, mas não há registro de febre amarela em Campo Grande desde 1999, quando foi implantado o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan).

Recentemente, o Paraguai anunciou que exigirá a vacina da febre amarela dos brasileiros que cruzarem a fronteira com o país vizinho. A apresentação do Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) será obrigatória para indivíduos acima de um ano de idade.

O documento pode ser solicitado através da internet, no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após o envio dos comprovantes de vacinação. De acordo com o órgão, a vacina precisa ser tomada ao menos 10 dias antes da data da viagem.

Nos siga no Google Notícias