ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Doses acabam e vacinação contra a gripe será retomada só na próxima semana

Em apenas dois dias, mais de 44 mil doses da vacina contra gripe zeraram e novas doses apenas na próxima semana

Rosana Siqueira e Jones Mário | 25/03/2020 13:29
Idosos buscaram hoje a vacinação mas ficaram frustrados ao ver que as doses acabaram na Capital. (Marcos Maluf)
Idosos buscaram hoje a vacinação mas ficaram frustrados ao ver que as doses acabaram na Capital. (Marcos Maluf)


As doses de vacina contra a influenza já acabaram hoje em Campo Grande, diante da elevada procura do primeiro grupo a ser vacinado (idosos e profissionais e saúde). Para evitar aglomeração de pessoas, o Ministério da Saúde tem enviado as doses de forma escalonada, para tentar preservar o grupo que é mais vulnerável tanto a gripe quanto ao novo coronavírus. No entanto as filas formadas em farmácias e UBS nestes último dias assustou a população.

Campo Grande recebeu até agora dois lotes de vacinas, que totalizaram 44.610 doses, e foram entregues em farmácias e unidades de saúde, com o objetivo de descentralizar a vacinação e evitar a aglomeração de idosos. Com a alta adesão à campanha, as doses se esgotaram, sendo que há previsão para nova entrega no início da próxima semana.

A campanha de imunização contra a influenza tinha previsão de começar em abril, mas foi antecipada com o objetivo de reduzir os casos e a circulação do vírus durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). A medida foi tomada pelo Ministério da Saúde no final do mês de fevereiro e acordado com os laboratórios que fabricam a vacina sobre a entrega escalonada do imunobiológico.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) à população alvo da campanha é que permaneça em casa e orienta que não há necessidade de descontrole na busca das vacinas pela rede pública e farmácias parceiras, uma vez que a entrega para o próximo lote do imunobiológico está prevista para o início da semana. Essas doses estarão disponíveis para a população a partir da próxima quarta-feira.

Nas clínicas particulares a informação é que novas doses poderiam chegar amanhã.

Fique em casa - A Sesau alerta ainda que as pessoas com mais de 60 anos de idade evitem sair de casa sem necessidade, uma vez que a campanha permanecerá sendo de exclusividade desse público até o dia 15 de abril e continuará vacinando até o dia 22 de maio.

“Não há a necessidade de alvoroço, você estará mais seguro em casa do que na fila aguardando para vacinar. Ainda tem tempo suficiente para tomar a vacina, então evite aglomerações e permaneçam seguros”, orienta a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo.

A superintendente garante ainda que todo o público preconizado pelo Ministério da Saúde será atendido conforme a evolução da campanha. Mais lotes da vacina serão entregues à Sesau.

A Sesau ainda esclareceu, por meio de nota, que a estratégia de divisão das doses entre as unidades se aplica conforme essas forem recebidas pelo município, e sobre o fato de algumas farmácias terem se descredenciado pela necessidade de usar insumos próprios para a aplicação das doses, no momento em que foi publicado o decreto 14.203 em que se adotava a estratégia de parceria com farmácias para a aplicação da doses, já foi informado como seria feita a aplicação e que cada drogaria arcaria com os insumos para isto.

A secretaria ainda orientar que os idosos permaneçam em suas residências e, ao procurarem pela vacina, de preferência nas semanas seguintes, mantenham a distância recomendada de 1,5 m a 2 metros de distância entre si. As medidas visam assegurar a saúde deles tanto quanto à Influenza, através da vacina, quanto ao coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde reafirmou que não há necessidade de correria para a busca da vacina, uma vez que, até o dia 15 de abril, ela será aplicada exclusivamente em idosos e profissionais de saúde, e permanecerá sendo oferecida até o dia 23 de maio.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias