ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Durante motim em Unei, adolescentes revidaram ação do Choque com pedras

Os internos usaram a tampa de um freezer para abriu um buraco na parece de um dos alojamentos

Geisy Garnes | 06/01/2020 18:09
Cadeados das celas foram arrombados com o braço de uma cadeira (Foto: Direto das Ruas)
Cadeados das celas foram arrombados com o braço de uma cadeira (Foto: Direto das Ruas)

Os adolescentes envolvidos na tentativa de fuga desta segunda-feira (6) na Unei (Unidade Educacional de Internação) Novo Caminho, no Jardim Los Angeles, reagiram a ação do Batalhão de Choque e atiraram pedras nos policiais e em agentes socioeducativos. Os internos usaram a tampa de um freezer para abriu um buraco na parece de um dos alojamentos durante o motim.

Segundo o boletim de ocorrência registrado pelos policiais, a rebelião aconteceu no alojamento 2, quando alguns internos voltavam do atendimento psicológico. Eles se recusaram a entrar nas celas e começaram a jogar pedras nos agentes, que precisaram recuar.

Os adolescentes então arrancaram a tampa de um freezer e a usaram para abrir o buraco de 40 centímetros na parede do alojamento, por onde pretendiam escapar da unidade. Eles ainda arrombar os cadeados das celas com o braço de uma cadeira.

O Batalhão de Choque foi chamado para dar apoio aos agentes. Dentro da unidade, entraram em confronto com os adolescentes, que desobedeceram às ordens e atiraram pedras contra os policiais. Segundo o boletim de ocorrência, os militares se “defenderam com escudos e fizeram uso de bastão policial”.

Os internos voltaram para o alojamento, mas precisaram ser retirados e levados para a quadra de esportes, onde deveria ocorrer a checagem de feridos. Neste momento os jovens reagiram novamente, se negaram a sair e atiraram pedras contra os policiais. Mais uma vez, os militares usaram os bastões. Alguns adolescentes ficaram com hematomas por causa da ação.

Após o novo conflito, todos foram rendidos e transferidos para a quadra. As celas passaram por vistoria e 10 adolescente acabaram levados para a Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), onde foram indiciados por ameaça, dano ao patrimônio, desobediência e desacato.

Em nota, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) afirmou que um procedimento administrativo será instaurado para verificar os motivos do princípio do motim.

Fuga - No dia 16 de dezembro, adolescentes que cumpriam medida socioeducativa na Unei Dom Bosco serraram cadeados dos alojamentos e simularam o espancamento de um dos internos. Quando o socorro chegou, foram surpreendidos por 21 internos. Ao todo, 26 fugiram. Dez foram localizados até o momento.

Nos siga no Google Notícias