A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

12/10/2015 16:41

Durante Outubro Rosa, Conselho de Veterinária alerta sobre câncer em animais

Flávia Lima

O CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) está aproveitando o Outubro Rosa, mês em que profissionais da saúde alertam sobre a necessidade de realizar mamografias, para ressaltar também a incidência de câncer em animais.

Na campanha, os profissionais destacam que as fêmeas são as principais vítimas, por isso o Conselho Regional orienta que a prevenção da doença é fundamental, e deve ser feita por meio da castração precoce, além da observação constante de seu animal e consultas frequentes ao médico veterinário.

O câncer é uma doença que atinge, principalmente, animais de estimação e pode ser desenvolvida por alguns fatores, como a idade avançada, a exposição à poluição, entre outros. Normalmente, a doença atinge animais mais velhos e que não foram castrados ou que foram castrados após diversos cios.

A castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários, e deve ser feita preferencialmente antes do primeiro cio das fêmeas. Deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações, ao contrário do que muitos pensam, não previne o câncer de mama.

A importância dos exames também é fundamental. Uma dica é sempre apalpar a barriga dos animais e observar as mamas. Caso algum nódulo seja observado, é preciso procurar um médico veterinário. Assim como em humanos, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores serão as chances de cura.

Atualmente já existem vários tipos de tratamento contra a doença. Caso o animal seja identificado com o câncer, o mais indicado é a cirurgia para extração dos tumores ou das mamas. Em casos mais extremos, além da cirurgia, pode ser feita a quimioterapia antineoplásica.

 

Nova diretoria do CRMV-MS toma posse nesta noite em Campo Grande
Toma posse nesta noite em Campo Grande a nova diretoria do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária) para o triênio 2013-2016. O novo presi...
Mulher é atropelada pelo ex-marido e está em estado grave na Santa Casa
Uma mulher de 33 anos foi atropelada pelo ex-marido e está internada em estado grave na Santa Casa de Campo Grande, sedada e entubada na CTI (Centro ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions