ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Durante recesso forense, 58 tiveram prisão preventiva decretada na Capital

O principal crime foi o de tráfico de drogas, que representou 34% das ocorrências nos dias de recesso

Ana Paula Chuva | 13/01/2022 15:07
Estátua da deusa Thêmis em frente ao Fórum da Capital (Foto: Divulgação/TJMS)
Estátua da deusa Thêmis em frente ao Fórum da Capital (Foto: Divulgação/TJMS)

Durante o recesso forense, em Campo Grande, 92 pessoas passaram por audiências de custódia e desse total cerca de 58 tiveram a prisão preventiva decretada, o que representa 64% dos casos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13), pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

 O principal motivo das prisões foi o crime de tráfico de drogas, que representou 34% das ocorrências entre os dias 21 de dezembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022. Seguido pelos crimes contra a mulher, com um total de 19% das prisões, nenhuma por feminicídio.

Conforme o relatório de custódias, 6% das audiências houve registro de tortura e maus-tratos e a emissão de alvará de soltura representou 23% do total. Além disso, para 4% dos custodiados a Justiça arbitrou fiança e para 9% do total houve decisão de prisão domiciliar/ monitoramento eletrônicos.

Os crimes de roubo representaram 7% das prisões, empatado com os de trânsito. Os casos de receptação foram 3%, de homicídio e estelionato 2%, assim como os crimes sexuais e para armas 6%.

De acordo com o TJMS, os dias de maior movimentação foram no início do recesso, 21 e 22 de dezembro, quando foram realizadas, 24 audiências de custódia - doze em cada dia. E no dia 30 foi o dia com menor incidência, sendo feitas apenas duas audiências.

Vale lembrar que as audiências de custódia foram implantadas por orientação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), com o objetivo de apresentação de presos em flagrante para um juiz togado onde será avaliada a legalidade do ato e a necessidade de manutenção da prisão.

Na ocasião, o magistrado também verifica a ocorrência de agressões físicas, psicológicas ou maus tratos por parte dos policiais no momento das prisões.

Nos siga no Google Notícias