ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Mortes “dentro de casa” por causas respiratórias aumentaram 36% em 2020

Levantamento dos casos em Campo Grande faz comparativo com o ano passado entre os dias 16 de março e 3 de julho

Izabela Sanchez | 03/07/2020 12:10
Escultura de Jesus Cristo em meio aos túmulos do cemitério Santo Antônio (Foto: Marcos Maluf)
Escultura de Jesus Cristo em meio aos túmulos do cemitério Santo Antônio (Foto: Marcos Maluf)

Dados do Portal  da Transparência, de registros civis, mostram que aumentaram em 36% os casos de mortes por “causas respiratórias” que ocorreram dentro de casa, em Campo Grande, este ano. O levantamento é do dia 16 de março - data em que a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou a covid-19 como pandemia - até o dia 3 de julho.

O aumento é um comparativo com o ano passado. Em 2019, 195 pessoas faleceram dentro de casa por doenças respiratórias na Capital. Este ano, foram 267. O número corresponde a 17% do total de mortes por quadros respiratórios em Campo Grande no período.

Os novos dados reunidos e atualizados diariamente são fruto de uma parceria entre a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e a Arpen-Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil).

Os óbitos são classificados de acordo com a doença ou acometimento que consta no registro da morte. Incluem: Síndrome respiratória aguda grave (SRAG); Pneumonia; Insuficiência respiratória; Septicemia (sepse/choque séptico) e Indeterminadas (causas mortes ligadas a doenças respiratórias).

A maioria dos casos está classificada como “demais óbitos”, quando a causa não envolve nenhuma das patologias listadas acima, como é possível observar no gráfico abaixo (em azul).

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em Mato Grosso do Sul o aumento do número de mortes de pessoas que não buscaram socorro é de 12%. No ano passado foram 814 casos r este ano já são 915, 22% do total de mortes com causa respiratória em todo o Estado no período.

Capital – O maior aumento, conforme levantou a reportagem, ocorreu na metade do mês de março, do dia 16 até o dia 31. Em 2019, nesse período, ocorreram 27 mortes em Campo Grande de pessoas que faleceram dentro de casa por causas respiratórias. Esse ano foram 54, o dobro.

A mesma tendência foi observada nas mortes em casa por doenças cardíacas, conforme mostrou o Campo Grande News.

Síndrome respiratória - Até 22 de junho deste ano, 250 pessoas morreram com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) sem origem especificada em Mato Grosso do Sul. Àquela altura, o número de óbitos pela mesma causa provocados pela covid-19 era três vezes inferior, 75.

Os dados são do ministério da Saúde e apontam que o Estado tem mais mortes causadas por SRAG não especificadas que dez estados brasileiros, como Amapá, Rio Grande do Nortes, Espírito Santo e o vizinho Mato Grosso.

Nos siga no Google Notícias