ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Em dia de paralisação, professores fazem panelaço no Centro

Protesto maior é organizado para amanhã, no último dia da manifestação nacional

Clayton Neves e Fernanda Palheta | 02/10/2019 10:45
Manifestantes com faixas e panelas no em cruzamento no Centro. (Foto: Marina Pacheco)
Manifestantes com faixas e panelas no em cruzamento no Centro. (Foto: Marina Pacheco)

Além de escolas fechadas, manifestações marcaram o primeiro dia de paralisação dos trabalhadores da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. No cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, profissionais, entre professores e trabalhadores do setor administrativo, fizeram panelaço em um dos semáforos do ponto. As ações continuam no período da tarde e se estendem até quinta-feira (2).

Sempre que o sinal fechava, manifestantes ocupavam a faixa de pedestres com cartazes, apitos e panelas. No ato, além de reivindicar melhores condições de trabalho, os educadores se posicionaram contra propostas que incluíam o fim das eleições para escolha dos diretores e a criação de escolas cívico-militares, proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e aderida por pelo menos 15 estados.

“É um ato político contra a redução de direitos”, disse Jaime Teixeira, presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul)

De acordo com Jaime, o movimento dos professores, que segue até a quinta-feira (3), cumpre determinação da Lei, que obriga as unidades de ensino a completarem no mínimo 200 dias letivos. “As aulas serão repostas como sempre é feito. Os trabalhadores respeitam o direito dos alunos de ter aula”, afirma.

As manifestações dos trabalhadores acontecem em todos os municípios do Estado, segundo a Fetems. Durante esta quarta-feira serão realizados apitaços, panelaços, panfletagens e atos de conscientização nas cidades. Amanhã, a partir das 9 horas, manifestação com concentração na Praça do Rádio Clube está agendada para acontecer em Campo Grande.

A SED (Secretaria de Estado e Educação) informou que está fazendo levantamento para saber quantas escolas em Campo Grande e no interior aderiram ao movimento.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias