ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  10    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Em reunião de 3 horas, Adriane fala de "pouquinho de austeridade" a secretariado

Pauta foi aprovação, na Câmara Municipal, do pacote de três projetos de ajuste nas contas públicas

Por Ângela Kempfer | 09/07/2025 19:22
Em reunião de 3 horas, Adriane fala de "pouquinho de austeridade" a secretariado
A prefeita Adriane Lopes (PP), ao lado da vice-prefeita Camila Nascimento (Avante) e a secretária de Fazenda, Márcia Hokama, durante encontro com secretários no Paço Municipal. (Foto: Reprodução/Assessoria)

A prefeita Adriane Lopes (PP) reuniu, por quase três horas, todo o secretariado na tarde desta quarta-feira (9) para traçar os próximos passos da Prefeitura após a aprovação, na Câmara Municipal, do pacote de três projetos de ajuste nas contas públicas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Prefeita de Campo Grande reúne secretariado para discutir ajuste fiscal e obras. Em encontro de três horas, Adriane Lopes (PP) traçou próximos passos após aprovação de pacote na Câmara. Plano de Equilíbrio Fiscal, necessário para adesão ao programa de recuperação do Tesouro Nacional, foi o tema central. Prefeita defendeu "pouquinho de austeridade" para garantir investimentos em saúde, educação e infraestrutura. Lopes destacou a importância de manter o cronograma de obras, apesar das dificuldades fiscais. Carta consulta de R$ 572 milhões para obras de asfalto e drenagem foi enviada à Caixa Econômica Federal.

O encontro, realizado a portas fechadas no gabinete do Paço Municipal, teve como principal tema a execução do Plano de Equilíbrio Fiscal, condição para a adesão oficial ao programa de recuperação financeira do Tesouro Nacional. Adriane também destacou que é necessário manter o cronograma de obras prioritárias em Campo Grande, um desafio considerando a situação fiscal atual.

A imprensa teve acesso apenas a parte do discurso da prefeita. Durante a reunião, ela ressaltou que a reforma administrativa, encaminhada em janeiro, abriu o caminho para o plano de equilíbrio fiscal, que agora exigirá ações concretas de cada pasta. "Avançamos com esse plano que demanda ações das secretarias para reduzir ainda mais os gastos e aumentar os investimentos em novos projetos para a cidade", afirmou.

Em reunião de 3 horas, Adriane fala de "pouquinho de austeridade" a secretariado
Redução de gastos foi tópico do encontro entre secretários. (Foto: Reprodução/Assessoria)

Segundo Adriane, o momento exige "mãos de ferro", mas essas medidas são essenciais para garantir, no futuro, uma educação e saúde de qualidade, além da continuidade das obras em andamento e o avanço de novos projetos. “É um momento de um pouquinho de austeridade, mas necessário para garantirmos, no futuro, qualidade na educação, saúde e a conclusão das obras em nossa cidade”, disse a prefeita.

Adriane explicou que a adesão ao programa do Tesouro Nacional busca recuperar a capacidade de investimento do município e permitir entregas mais significativas à população.

Ela também destacou que o maior desafio está na infraestrutura, mencionando a carta consulta para financiar o montante de R$ 572 milhões, enviada à Caixa Econômica Federal, que busca financiar projetos de asfalto e drenagem em diversos bairros da cidade. A prefeita reforçou que a prioridade agora é “avançar nas obras de infraestrutura por toda a cidade”.

Em reunião de 3 horas, Adriane fala de "pouquinho de austeridade" a secretariado
"Momento de austeridade", define Adriane sobre corte de gastos. (Foto: Reprodução/Assessoria)

Mais cedo, o titular da pasta, Marcelo Miglioli, informou que a escolha dos locais a receber asfalto foi técnica e citou “gargalos” na cidade. Ele informou que a promessa de campanha para a reeleição de Adriane foi de pavimentar 400 quilômetros de ruas.

A cidade tem cerca de mil quilômetros ainda sem asfalto, um volume recorde para cidades com população semelhante à Capital, analisou o secretário, diante da extensão da área urbana. A intenção é alcançar a meta estabelecida pela prefeita.

Segundo Miglioli, a carta consulta foi aprovada, projetos executivos estão sendo elaborados para já adiantar passos para o momento em que for possível fazer empréstimo com o banco oficial, uma vez que “ao licitar uma obra com o projeto executivo pronto, há menos chance de erro e maior êxito na execução. Esses projetos estão em andamento".

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias