ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Em rua que teve 10 casas alagadas, domingo é dia de contar prejuízos

Viviane Oliveira e Caroline Maldonado | 06/12/2015 13:25
Flaviana mostra que altura que água ficou durante temporal de ontem.  (Foto: Gerson Walber)
Flaviana mostra que altura que água ficou durante temporal de ontem. (Foto: Gerson Walber)

Pelo menos dez casas foram alagadas durante a chuva de ontem (6), na Rua do Livramento, esquina com a Riachão, no Bairro Cruzeiro, em Campo Grande. Os moradores que tiveram as residencias invadidas pela água perderam colchões, geladeiras, móveis, mantimentos e até um carro novo ficou danificado após sair do lugar com a enxurrada.

Uma das casas mais atingidas, foi a da comerciante Flaviana Borges Dias, que mora na região há 6 anos. Na varanda da casa dela funciona uma frutaria e no fundo do terreno mora a filha, Jéssica Dias de Souza, 23 anos, que tem dois filhos, de 6 anos e de 1 ano e cinco meses.

Na hora da chuva forte, Jéssica ficou ilhada no imóvel de três peças. Ela estava com o bebê no colo e teve que subir em cima da mesa da televisão para escapar da enxurrada. Mãe e filho só foram retirados do local com a ajuda do Corpo de Bombeiros, que quebrou o muro de algumas casas para a água escoar.

Nesta manhã, a família se reuniu para jogar fora os produtos estragados. A proprietária da frutaria perdeu todo estoque de carvão que havia comprado por R$ 500 para revender no Natal. “Perdemos também mantimentos, geladeira, freezer, balcão, cama, colchão e roupas. No meio da água ainda surgiram ratos e animais peçonhentos. Foi tanta coisa, que não tenho nem como estimar o prejuízo”, lamenta.

Carvão que a comerciante comprou para revender
será jogado fora. (Foto: Gerson Walber)
Carvão que a comerciante comprou para revender será jogado fora. (Foto: Gerson Walber)

Flaviana contou que toda vez que chove, a rua vira um rio, porque a água dos bairros mais altos como do Coronel Antonino e Monte Castelo desce para a região do Cruzeiro, parte mais baixa. “Aqui a casa é alugada e o proprietário faz um preço bom para a gente, justamente por causa do problema de alagamento”, disse a comerciante, que pensa em arranjar outro lugar para morar, depois da chuva de ontem.

Um casal, que pediu para não ser identificado, também amarga os prejuízos com o temporal deste sábado. A água entrou na casa e arrastou o carro novo da família. “Hoje, mandei o carro para o conserto, mas não sei o tamanho do estrago, não sei se vai voltar a funcionar”, reclama a mulher de 39 anos, que comprou o veículo há 3 meses.

Os moradores contaram que desde 2013 não havia uma inundação desse tipo na rua. Para solucionar o problema de alagamento, os moradores chegaram a quebrar o portão de um terreno baldio para água entrar e não causar transtorno, mas este ano o proprietário aterrou o local.

Conforme os vizinhos, requerimento com pedido de solução já foi feito e entregue a prefeitura no ano passado, mas até agora nada foi feito. Na rua, há bocas de lobo, mas que não comportam a quantidade de água, quando chove muito. Só ontem, choveu 59,6 milímetros em Campo Grande, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hidricos de Mato Grosso do Sul).

Casas amanheceram com muita sujeira devido as chuvas de ontem. (Foto: Gerson Walber)
Casas amanheceram com muita sujeira devido as chuvas de ontem. (Foto: Gerson Walber)
Moradores começaram a limpar os estragos deixados pela chuva de ontem (Foto: Gerson Walber)
Moradores começaram a limpar os estragos deixados pela chuva de ontem (Foto: Gerson Walber)
Nos siga no Google Notícias