ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  12    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Em um mês de uso, carro tem pane elétrica e vai parar 6 vezes na manutenção

Cliente acionou o Procon para negociar troca do veículo, que apresenta defeitos constantemente, segundo relato

Idaicy Solano | 22/03/2023 13:41

Com apenas um mês de uso, o autônomo Ronivaldo Vanderlei dos Santos, 55 anos, reclama que carro apresenta vários defeitos e foi parar seis vezes na manutenção. O cliente comprou modelo da marca Citroen na concessionária Monza, na Avenida Coronel Antonino, em fevereiro de 2023, e acionou o Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) para solicitar a troca do veículo após série de falhas. Nas últimas quatro semanas, foram trocados dois vidros, fechadura do porta-malas e tampa do tanque de combustível.

Ronivaldo relata que a série de problemas começou logo no primeiro dia de uso, quando o veículo voltou para a concessionária após apresentar problema na suspensão e na ignição. No dia seguinte, ao parar em posto para abastecer o carro e pegar estrada, a tampa do tanque de gasolina não quis abrir. Ronivaldo precisou voltar até a concessionária para que a peça fosse trocada.

Recentemente, durante compras em um supermercado, Ronivaldo relata que o carro teve pane elétrica. Ele acionou a concessionária, uma equipe de mecânicos foi até o local e o problema foi resolvido, mas orientou o cliente a retornar na empresa, pois o carro corria o risco de "apagar" novamente. “Quando fui dar partida, o carro não dava sinal nenhum, travou os vidros e as portas, atrás não abria o porta-malas".

Na sequência, o autônomo conta que o veículo passou a apresentar defeito para subir e descer o vidro da porta do motorista e do passageiro e na fechadura do porta-malas, então precisou voltar mais uma vez para a manutenção. “Uma hora ele funciona, outra hora não funciona, o vidro às vezes sobe, às vezes não sobe. Esses dias desliguei o carro, tirei a chave, e ele continuou ligado. Tentei dar partida e não consegui. Ele tem um problema sério de pane elétrica”.

Cansado de todo o transtorno, o autônomo solicitou a troca do carro com a montadora, que passou a solicitação para a concessionária, mas o gerente informou que o setor jurídico da empresa não havia autorizado, sob a justificativa de que o veículo tem garantia e a empresa está oferecendo assistência.

O cliente, por sua vez, não confia mais na segurança do veículo e teme que algum acidente possa ser causado em decorrência das inúmeras panes elétricas. “Eles vão maquiar o carro de novo e me entregar igual estão fazendo direto. Meu medo é uma hora eu estar viajando e o carro travar de uma vez. Eu não confio mais nesse carro, eu não quero mais ficar com esse carro”.

Ronivaldo acionou o Procon para tentar um acordo com a empresa e aguarda audiência que está prevista para ocorrer no dia 29 de maio de 2023.

Ao Campo Grande News, o gerente da concessionária garantiu que o cliente está recebendo assistência mecânica e reforça que a empresa está à disposição para atender todas as solicitações. "Por tratar-se de um veículo em garantia de fábrica por 3 anos, fizemos todos reparos solicitados por ele até o momento, sem custos".

A empresa também informou que a solicitação da troca, feita diretamente com a fábrica, não foi aceita porque todos os problemas relatados pelo cliente foram solucionados.