A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

18/04/2013 09:48

Empresa deve lançar concurso e fará plano de reestruturação no HU

Aline dos Santos
Hospital será administrado por empresa estatal. (Foto: João Garrigó)Hospital será administrado por empresa estatal. (Foto: João Garrigó)

A EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) vai montar um plano de reestruturação e firmar contrato com o HU (Hospital Universitário) de Campo Grande. Na terça-feira, o hospital universitário foi o 31º a aderir à empresa, criada em 2011 pelo governo federal. Ao todo, são 46 unidades no país.

A adesão foi feita à revelia de servidores e acadêmicos. Os estudantes protestaram em frente à reitoria na tentativa de barrar o procedimento. Conforme a assessoria de imprensa da EBSERH, será feito um diagnóstico da situação do hospital, incluindo levantamento sobre déficit de funcionários e serviços inativos.

O relatório, que não tem prazo para ser concluído, será apresentado à direção da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para a formalização do contrato. Em Brasília, por exemplo, o hospital aderiu em janeiro e agora foi autorizado concurso público.

Durante a vigência do contrato, o patrimônio do HU é repassado para a estatal, que ficará responsável pela gestão. Quanto aos servidores, conforme a assessoria de imprensa, cabe à UFMS decidir quem fica no quadro dos funcionários do Hospital Universitário de Campo Grande e quem retorna para a universidade.

A empresa deve lançar concurso público. Neste caso, a contratação segue as normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). No entanto, o contratado não será servidor público federal, mas empregado de empresa pública, com salário de mercado.

Segundo o presidente do Sista (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul), Lucivaldo Alves dos Santos, a entidade vai recorrer ao Ministério Público.

Conforme o sindicalista, o hospital tem mil servidores contratados. No ano passado, a direção do HU informou que faltavam 1.080 profissionais para a unidade de saúde trabalhar com o ideal. O déficit era de 348 técnicos de enfermagem, 263 médicos, 120 enfermeiros, além de pessoal da área administrativa.

A EBSERH foi criada com a justificativa de garantir as condições necessárias para que os hospitais universitários federais prestem assistência à população, de acordo com as orientações do SUS (Sistema Único de Saúde). Outra meta é oferecer condições adequadas para formação dos profissionais.

 

Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...


olá,gostaria de saber para quando esta previsto o concurso do hu...
 
Priscila da silva ferreira em 11/11/2013 09:35:37
Olá, gostaria de saber para quando está previsto o concurso do HU....
Obrigada
 
Laura Maria Beladelli em 07/07/2013 13:59:09
gostaria de saber quando será realizados o concurso ou edital obrigado se puder responder
 
marcia maria grance almiron em 23/06/2013 16:35:16
TEM PREVISÃO D QUANDO VAI SAIR O CONCURSO ...









 
MAFALDA DOMINGOS em 23/05/2013 19:28:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions