ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Empresa diz que taxa mínima de água está em contrato e extinção é unilateral

Prefeito anunciou fim da taxa, hoje fixada em R$ 75, em coletiva de imprensa nesta manhã

Anahi Zurutuza | 26/10/2017 11:48
Marquinhos Trad (à esquerda) e o Vinícius Leite, diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos e Delegados de Campo Grande durante coletiva de imprensa (Foto: Marina Pacheco)
Marquinhos Trad (à esquerda) e o Vinícius Leite, diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos e Delegados de Campo Grande durante coletiva de imprensa (Foto: Marina Pacheco)

A Águas Guariroba, concessionária do serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Campo Grande, informou que não foi consultada pela prefeitura sobre a extinção da tarifa mínima de água. A empresa afirmou ainda, por meio de nota, que a cobrança está prevista em contrato que a o fim dela modifica regras da concessão.

“A Águas Guariroba considera a declaração de extinção da tarifa mínima uma medida unilateral”, afirmou a empresa no texto, completando que ainda vai analisar as consequências da decisão.

“A concessionária vai analisar os impactos econômicos, sociais e jurídicos com o fim da tarifa mínima - que é prevista em lei e corresponde aos custos básicos necessários à operação e manutenção dos serviços de água e de esgoto”.

Fim da tarifa – A Prefeitura de Campo Grande vai determinar a redução da tarifa mínima de água pela metade a partir de janeiro do próximo ano e a extinção total da cobrança a partir de janeiro de 2019. O anúncio foi feito pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta quinta-feira (26).

Segundo o chefe do Executivo, a medida é inédita no país e a decisão é resultado de estudo feito por oito meses pela administração municipal.

“Mais que uma promessa de campanha é uma questão de justiça social, tributária e jurídica”, disse o prefeito na coletiva.

Hoje, a tarifa mínima, valor cobrado de quem gasta de 0 a 10 metros cúbicos de água por mês, é de R$ 75, segundo a prefeitura. Ou seja, até quem não consumiu nada no mês, paga o valor e é justamente este ponto combatido por Marquinhos. “O consumidor vai pagar exatamente o que ele consome, nem mais nem menos”, argumentou sobre a decisão.

Conforme o estudo, ao menos 130 mil domicílios em Campo Grande se enquadram nesta faixa.

Nos siga no Google Notícias