ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Tarifa de água e esgoto da Sanesul terá reajuste extra de 21,7%

Renata Volpe Haddad | 31/08/2015 18:00
Serviços de água e esgoto ficarão mais caros, por causa de reajuste extraordinário. (Foto: Caroline Maldonado)
Serviços de água e esgoto ficarão mais caros, por causa de reajuste extraordinário. (Foto: Caroline Maldonado)

O reajuste extraordinário concedido para a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) é de 21,76% aos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A tarifa adicional terá vigência por prazo determinado e será cobrado a partir de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2018.

Foi solicitado pela empresa, reajuste extraordinário de 27,356%, mas após audiência pública realizada pela Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), para revisão da tarifa, foi estipulado os 21,76%.

Em maio, o reajuste anual da empresa foi de 8,17%, que atende 68 municípios do Estado. Conforme publicado hoje no Diário Oficial do Estado, a Sanesul deverá apresentar mensalmente à Agepan, o relatório dos investimentos realizados por município e por fonte de recurso, inclusive aqueles gerados pela tarifa adicional.

Outro fator determinado pela agência, é que na fatura de água e esgoto deve ser destacado o seguinte texto: 17,92% do faturamento referem-se à Tarifa Adicional para Investimentos.

A Sanesul solicitou o reajuste extraordinário alegando contexto econômico e as projeções de aumento nos preços administrados por contratos, que impactam a telefonia fixa, combustíveis e energia elétrica, sendo o fator que mais impactou no aumento das despesas da empresa, para determinar o valor do reajuste.

Para isso, a Agepan recomendou o IRTE (Índice de Revisão Tarifária Extraordinária) de 3,84% para recompor despesas com o aumento de energia.

Nos siga no Google Notícias