ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Empresários desistem de ação para derrubar toque de recolher às 20h

A Abrasel e a ACICG também acionaram o Tribunal de Justiça, mas pedido foi negado

Aline dos Santos | 19/03/2021 10:19
Região do Shopping Campo Grande vista de cima durante toque de recolher. (Foto: Gabriel Marchese)
Região do Shopping Campo Grande vista de cima durante toque de recolher. (Foto: Gabriel Marchese)

A Justiça extinguiu processo contra o decreto estadual do toque de recolher às 20h após a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) desistirem da ação.

O pedido de liminar tramitava há uma semana na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande. Com a desistência dos empresários, o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa extinguiu a ação.

As associações pediram a suspensão do Decreto 15.632, que impôs novas regras desde o último domingo (dia 14) e tem validade de 14 dias.

Os argumentos foram de que o decreto da administração estadual não apresentou dado técnico sobre a covid-19 em cada município, invadiu a competência legiferante (poder de estabelecer leis) municipal e que toque de recolher só pode ser instituído em caso de estado de sítio, quando há declaração de guerra.

Na sequência, a Defensoria Pública e a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) solicitaram ingresso na disputa judicial, anexando documento com reportagens e estatísticas para assegurar a manutenção das medidas mais rígidas. Porque, caso contrário, pode haver estrangulamento do setor de saúde.

Em outra frente,  os empresários também acionaram o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para derrubar o decreto, mas o pedido foi negado na semana passada.

“Desistimos da ação e entramos em negociação para criar medidas de auxílio ao setor”, afirma o presidente da Abrasel/MS, Juliano Wertheimer.

Nos siga no Google Notícias