ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Enquanto hospital fechado ganha leitos, UTI fica parada à espera do SUS

A rede pública de Saúde tem 347 leitos de UTI em Mato Grosso do Sul

Aline dos Santos | 16/01/2020 12:45
Dez leitos de UTI precisa ser habilitados para receber pacientes na Unidade do Trauma, anexa à Santa Casa. (Foto: Henrique Kawaminami)
Dez leitos de UTI precisa ser habilitados para receber pacientes na Unidade do Trauma, anexa à Santa Casa. (Foto: Henrique Kawaminami)

Enquanto o Ministério da Saúde habilita leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em hospital de Dourados que já fechou as portas, a Santa Casa de Campo Grande tem dez leitos prontos na Unidade do Trauma, mas sem utilidade. Eles não podem receber pacientes porque está há seis meses à espera de recursos do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Desde julho estamos tentando habilitar esses leitos de UTI adultos. Não estamos colocando pacientes porque os leitos não foram habilitados, dessa forma, não recebemos”, diz o diretor-presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Esacheu Nascimento. A entidade administra o hospital.

Os leitos chegaram a funcionar no ano passado, mas por questão de logística. Os pacientes foram remanejados para o local durante reforma da unidade coronariana.

Comandado pelo campo-grandense Luiz Henrique Mandetta (DEM), o Ministério da Saúde divulgou a habilitação de 1.424 novos leitos de UTI em todo o Brasil. No Estado, o Hospital Santa Rosa, de Dourados, foi beneficiado com habilitação de dois leitos. O problema é que a unidade hospitalar fechou as portas em 2011 e esteve no centro de um escândalo de corrupção.

Como reflexo de operação da Polícia Federal, a prefeitura teve de romper o contrato com o Hospital Santa Rosa e transferir a maternidade pública para o HU (Hospital Universitário). A rede pública de Saúde tem 347 leitos em Mato Grosso do Sul. A reportagem questionou o Ministério da Saúde sobre os leitos na Unidade do Trauma, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.

Mais dinheiro - No ano passado, ação na Justiça Federal de Campo Grande pediu que a União aumentasse repasse mensal ao Fundo Municipal de Saúde para custear novos serviços na Unidade do Trauma, ao lado da Santa Casa.

Ao todo, a capacidade instalada da Unidade do Trauma é de 100 leitos de internação, 10 leitos de UTI, 5 salas cirúrgicas e 2 salas para pequenos procedimento. 

Nos siga no Google Notícias