ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Ministério habilita só dois leitos de UTI em MS e em hospital que não existe

Santa Rosa, de Dourados, foi fechado há nove anos

Jones Mário e Gabriel Neris | 14/01/2020 11:58
Hospital Santa Rosa fechou as portas em 2011, reflexo de operação da Polícia Federal (Foto: Reprodução/Google)
Hospital Santa Rosa fechou as portas em 2011, reflexo de operação da Polícia Federal (Foto: Reprodução/Google)

O ministério da Saúde divulgou habilitação de 1.424 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em todo o País no ano passado. Segundo a pasta federal, dois deles foram autorizados a funcionar em Mato Grosso do Sul. Porém, em hospital que não existe.

Em nota, o ministério chefiado pelo campo-grandense Luiz Henrique Mandetta (DEM) informou que o Hospital Santa Rosa, de Dourados, foi beneficiado com habilitação de dois leitos de UTI. Mas a casa de saúde fechou as portas em 2011.

O hospital esteve no centro do escândalo, ocorrido no primeiro ano da administração do então prefeito douradense, Ari Artuzi (morto em 2013), que atingiu também ex-integrantes da administração anterior, de Laerte Tetila.

Conforme denúncias do MPMS (Ministério Público Estadual), o hospital foi arrendado de forma fraudulenta pela prefeitura, para funcionar como maternidade. Quando Artuzi assumiu a prefeitura, em janeiro de 2009, as irregularidades continuaram.

Na época, a Justiça decretou a indisponibilidade de todos os bens dos acusados, incluindo o Santa Rosa, localizado na Rua João Vicente Ferreira, área nobre de Dourados.

Em 2011, como reflexo da Operação Owari, da Polícia Federal, a prefeitura teve de romper o contrato com o Hospital Santa Rosa e transferir a maternidade pública para o HU (Hospital Universitário).

O Santa Rosa pertence à família Uemura, envolvida na operação da PF que levou políticos e empresários douradenses para a cadeia em junho de 2009.

O ministério da Saúde havia informado que as habilitações são referentes a pedidos de gestores locais. Para o Estado, as duas solicitações pendentes, de UTI Adulto, seriam para o Santa Rosa.

A reportagem voltou a procurar a pasta para repercutir o caso, mas não recebeu resposta até a publicação da matéria.

Titular da SES, Geraldo Resende reconheceu que hospital não existe mais (Foto: Marcos Maluf)
Titular da SES, Geraldo Resende reconheceu que hospital não existe mais (Foto: Marcos Maluf)

O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende (PSDB), reconheceu que o hospital não funciona mais.

Leitos - Via assessoria de imprensa, a SES revelou que habilitou 30 leitos de UTI em 2018, com ajuda da bancada federal e ministério da Saúde - 10 de UTI neonatal na Maternidade Candido Mariano, em Campo Grande; 10 no Hospital Regional de Ponta Porã; e 10 no Hospital da Vida, em Dourados.

Outros dois leitos foram habilitados no Hospital da Cassems de Dourados em 2019.

A secretaria alegou também que custeia com recursos próprios dez leitos de UTI no Hospital Regional de Nova Andradina e também ativou cinco leitos de UTI no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) em 2019.

A SES reforçou ainda que constrói 60 leitos de UTI, dos quais 40 no Hospital Regional da Grande Dourados e 20 no Regional de Três Lagoas.

Hoje, segundo o ministério da Saúde, a rede pública de saúde de Mato Grosso do Sul tem 347 leitos de UTI. Do total, 189 são de UTI Adulto, 10 Pediátricos, 54 Neonatal e 10 em Unidades Coronarianas.

Outros 62 leitos são em UNCICo (Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional) e 13 em UNCICa (Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru).

Nos siga no Google Notícias