ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Espera por teste em drive-thru na Capital demora até 2 semanas

Demanda por exames cresce e SES promete segundo drive-thru em Campo Grande

Jones Mário | 26/06/2020 12:28
Drive-thru no quartel central dos Bombeiros faz 120 exames por dia (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Drive-thru no quartel central dos Bombeiros faz 120 exames por dia (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) articula instalação de um segundo drive-thru para exames de novo coronavírus em Campo Grande. A decisão vem na esteira do crescimento no número de casos confirmados na Capital, que, em um mês, quase quintuplicou.

Em transmissão ao vivo nesta sexta-feira (26), o titular da SES, Geraldo Resende, disse que o novo drive-thru deve contar com parceria do Sesi (Serviço Social da Indústria). “Quanto mais testes fizermos, melhor para composição da dinâmica da doença em Mato Grosso do Sul, menos gastos, pois os laboratórios privados são caríssimos”, comentou o secretário.

Com o avanço da doença em Campo Grande, a demanda por exames também aumenta significativamente. Até boletim de ontem (25) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a Capital tinha 1.565 casos confirmados. O número é quase cinco vezes superior aos 269 registrados quatro semanas antes.

Quem aciona o disque-covid para exame no drive-thru, hoje, tem conseguido agendamento para até duas semanas, conforme relatos que chegam à reportagem pelo canal Direto das Ruas.

Na Capital, o sistema instalado no quartel central do Corpo de Bombeiros é capaz de realizar, diariamente, cerca de 100 exames RT-PCR (padrão ouro, com coleta pelo nariz) e 20 sorológicos (rápidos, que rastreiam anticorpos da doença em pacientes infectados há pelo menos 8 dias).

A reportagem acionou a SES para saber quantas ligações diárias o disque-covid tem recebido em Campo Grande. Não houve resposta até a publicação da matéria.

Nos siga no Google Notícias