ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Estado libera, mas Capital mantém obrigatório uso de máscaras em alguns locais

Obrigação continuará valendo para os ônibus, carros de aplicativo, estabelecimentos de saúde e escolas

Lucia Morel e Karine Alencar | 09/03/2022 18:26
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, deu entrevista coletiva após tarde de reunião. (Foto: Karine Alencar)
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, deu entrevista coletiva após tarde de reunião. (Foto: Karine Alencar)

A Prefeitura de Campo Grande liberou do uso de máscaras de proteção facial as pessoas que transitarem em locais abertos, disse o prefeito Marcos Trad (PSD), após tarde de reunião no Paço Municipal. O uso em algumas áreas fechadas continua obrigatório, diferente do que decidiu o Governo de Mato Grosso do Sul, também nesta quarta-feira (9).

A última decisão em relação a isso, em nível municipal, havia sido tomada em novembro do ano passado, quando a Prefeitura manteve a obrigatoriedade do protetor facial nas ruas. “Será liberado em locais fechados de forma progressiva”, afirmou o prefeito hoje.

Campo Grande seguiu entendimento do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, conforme disse a procuradora de Justiça, Filomena Fluminham, que esteve no encontro junto ainda com profissionais da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Após reunião do comitê Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), o governo desobrigou a utilização do aparato de proteção até mesmo espaços fechados, mas informou que decreto, a ser publicado nesta quinta-feira (10), virá com algumas recomendações.

Já na Capital, a obrigatoriedade se mantém para o transporte público, escolas, carros de aplicativo, estabelecimentos e profissionais de saúde, mas em restaurantes, shoppings e supermercados, a obrigação se transforma em recomendação. Decreto contendo as regras está previsto para sair na segunda-feira, dia 14, também informou o prefeito. Por enquanto, as máscaras ainda têm de ficar no rosto de quem vive na Capital.

E agora? - Como o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) é de que diante de orientações distintas com relação aos cuidados contra a disseminação da covid-19, prevalece sempre a regra mais restritiva, seja ela estabelecida pelo Estado ou município, para quem mora em Campo Grande, apesar do governo estadual ter liberado uso de máscaras em locais fechados, o equipamento ainda terá de ser usado pela maioria por mais tempo.

Nos siga no Google Notícias