ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Estudante denuncia assédio sexual em banheiro da UFMS: "Me sinto envergonhada"

Homem tentou filmá-la enquanto ela usava o banheiro neutro da instituição

Gabrielle Tavares | 17/08/2022 16:14
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Uma estudante da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) afirmou ser vítima de assédio sexual em um banheiro da instituição. Em relato anônimo enviado à página “Segredos UFMS”, ela conta que um homem tentou filmá-la sem roupas dentro de uma das cabines de um banheiro neutro, que fica atrás da Biblioteca Central da universidade.

“Estava super apertada e como o banheiro do meu bloco estava limpando, o mais próximo era o do corredor atrás da bibli. Entrei, fechei a porta e em posição de agachamento e ao olhar para baixo, me deparo com uma mão masculina segurando um celular com a câmera no modo selfie me vigiando. Sim, lá estavam minhas partes íntimas refletidas no cell”, publicou.

Ela disse que quando reparou o celular, bateu na divisória de mármore que separa as cabines e perguntou porquê ele estava a filmando. Ele negou e quando ela pediu para ver o celular dele, o homem teria “crescido para cima dela”. Um colega do mesmo curso da vítima passou pelo local no momento e ela pediu ajuda.

“Esse colega pediu para ver o cell dele em arquivos e excluídos e não tinha o vídeo. Então, o cidadão quis me tirar de louca e mentirosa (típico desse tipo de macho) e começou a mostrar os vídeos de sexo dele com a esposa (eu e meu colega ficamos constrangidos). Ele só não fugiu dali porque tinha meu colega comigo”, continuou o relato.

A estudante afirmou que os três foram para a reitoria da UFMS onde ela registrou uma denúncia na Ouvidoria da universidade com os dados pessoais do homem, além de ter feito boletim de ocorrência.

“Desde ontem choro sem parar. A UFMS me deu suporte com a psicóloga do Proaes (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis). Me sinto envergonhada, humilhada, exposta, e ainda desqualificada como vítima”, completou a estudante.

Relato na página "Segredos UFMS". (Foto: Reprodução/Instagram)
Relato na página "Segredos UFMS". (Foto: Reprodução/Instagram)

A reportagem procurou a UFMS, que informou ter recebido a denúncia, por meio de sua Ouvidoria, e o caso é apurado pela Corregedoria.

Banheiro neutro - Os banheiros foram implementados no início deste ano na UFMS, para evitar discriminação a pessoas trans, não-binárias (que não se identificam como homens ou mulheres) ou intersexuais (que tem características tanto masculinas quanto femininas).

Também foram criados os banheiros "espaço família", para pais e mães usarem com os filhos. As estruturas já existiam na UFMS e só ganharam placas indicando "banheiro neutro" e "espaço família".

Em março deste ano, a adaptação foi alvo de inúmeras críticas e na época, a UFMS destacou que há 401 banheiros no campus de Campo Grande, sendo quatro destes espaços família e dois banheiros neutros.

"A criação dos espaços famílias é uma inovação na UFMS, e possuem fraldários para uso da comunidade universitária, em respeito aos servidores e estudantes que são mães e pais. Os dois banheiros neutros atendem os membros LGBTQIA+ da comunidade universitária, uma vez que a UFMS possui mais de 80 estudantes com nome social."

(*) Matéria editada às 16h33 de 18 de agosto para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias